Já em sua primeira edição, o Fórum Bares&Restaurantes acredita na democratização da IA no setor, como torna explícito a palestra de Lucas Brossi
Head de IA na Bain & Company, consultoria estratégica global, Lucas Brossi atua pela empresa nas áreas de ciência de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial na América Latina.
Combinado à sua ampla experiência com estratégia de negócios, Lucas foi um dos destaques do Fórum Bares&Restaurantes, ao apresentar o tema “Como aplicar a IA generativa nos negócios”.
No evento, ele apontou aos empreendedores e profissionais do setor oito áreas com baixo risco para começar:
1. Menu
Usar a IA generativa para aprimorar o menu pode trazer diversas vantagens. Além de melhorar o design dos cardápios físicos e virtuais, é possível também otimizar a seleção dos pratos, por meio de ações focadas nos seguintes eixos:
• Variedade de pratos e ingredientes
• Inclusão de ingredientes regionais e sazonais
• Personalização do cardápio
2. Gerenciamento de estoque
Com base em informações da operação do restaurante, a IA generativa é capaz de apoiar no controle de insumos:
• Fazendo previsão de demanda, para auxiliar nas compras futuras
• Monitoramento da quantidade de insumos em estoque
• Rastreabilidade de ingredientes, que ajuda a acompanhar sua origem, processamento e distribuição para garantir a qualidade e segurança dos alimentos
• Gestão de estoque em tempo real
3. Marketing e promoções
Muito além do design de peças publicitárias, a ferramenta também auxilia no direcionamento do maketing conforme as plataformas usadas para realizar campanhas e outras áreas como:
• Personalização do marketing
• Análise de dados
• Marketing orientado à localização
• Monitoramento de redes sociais e coleta de dados na internet
4. Promoções:
A IA genererativa pode trazer bons resultados quando aplicada para definir um calendário de promoções e para atuar na sua personalização.
5. Ações da área operacional
O cuidado com o trabalho dos funcionários também pode ser beneficiado:
• Recrutamento de talentos
• Previsão da demanda por mão de obra no restaurante e alocação de funcionários, com definição de turnos, funções e responsabilidades
• Monitoramento da satisfação dos funcionários para reduzir a rotatividade
6. Reservas
A IA generativa também pode ajudar empreendedores de bares e restaurantes a garantir uma melhor experiência para os clientes no salão ao fazer a gestão de reservas, incluindo o gerenciamento de assentos, e a gestão da lista de espera.
Coleta de pedidos
É possível otimizar o atendimento em diversas outras frentes, como a coleta de pedidos em:
• Drive-thru
• Totens de autoatendimento
• Tablets disponibilizados na mesa
• E também por meio de soluções na gestão dos pedidos
Experiência do consumidor:
A inteligência artificial generativa também pode analisar de forma eficiente os feedbacks dos clientes, medindo a satisfação e orientando ações para fidelizar o público.
Serviço:
Fórum Bares & Restaurantes
13 de junho
Expo Center Norte – SP
Patrocínio: iFood, Friboi, PicPay e Seara
Apoio: Fispal Food Service, TecToy, Uber