Há uma ampla oferta de canais digitais para a modernização dos serviços de alimentação, o que auxilia a aquecer o setor
A Sodexo Benefícios e Incentivos, líder global em serviços de qualidade de vida, identificou que está ocorrendo uma verdadeira revolução digital em bares, restaurantes e lanchonetes em todo o Brasil com a opção de entrega.
Conforme pesquisa realizada em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador - ABBT, 60% dos comércios de alimentação oferecem a opção delivery, sendo que 22% das visitas dos clientes nestes estabelecimentos devem-se às entregas.
“Podemos notar uma oportunidade de captação de mais clientes para os comércios que fornecem refeição, mas trata-se de uma ferramenta que ainda não é bem explorada pelos estabelecimentos”, explica Antonio Alberto Aguiar (Tombé), diretor executivo de estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos.
Bares, padarias, restaurantes e lanchonetes precisam aderir mais fortemente a esses canais. Para isso, é preciso oferecer diversas opções para que o cliente escolha por aquela que for mais conveniente. Além disso, ao disponibilizar múltiplas opções de delivery e atendimento online, a chance de atrair mais e diferentes públicos para o negócio aumenta, como mostra a pesquisa.
“São muitas as opções disponíveis no mercado, por isso para escolher os canais mais eficientes e adequados para trabalhar, vale conhecer as vantagens e características de cada um. É importante estar atento à estrutura, custos, gestão, funcionalidade, alcance e formas de pagamento disponíveis”, completa Tombé.
Transformação digital entre os consumidores
A consultoria Kantar aponta que o hábito de pedir comida cresceu no Brasil: em 2020, o índice de consumidores que utilizaram o delivery uma vez na semana ou mais era de 15%, sendo que em 2021, cresceu para 18% e pulou para 28%, em 2022.
Os dispositivos digitais oferecem aos consumidores praticidade e agilidade na hora de fazer o pedido. As opções são muitas e vão desde marketplaces de delivery, até apps dos estabelecimentos, sites, redes sociais, WhatsApp, entre outros.
As vantagens são a ausência do deslocamento, diversidade de maneiras para realizar o pagamento de forma segura, seja antes da entrega ou no ato, além de rastreamento do pedido e possibilidade de contato com o local durante ou após a compra da refeição.