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As bebidas sem álcool já se tornaram parte integrante da rotina de muitas pessoas, refletindo uma mudança de preferências observada ao longo dos anos, fazendo com que o mercado se adapte para atender a novas demandas

A adaptação a essas mudanças para ofertar bebidas para diversos públicos é fundamental. Foto: Canva

O cenário das bebidas não alcoólicas tem passado por transformações nos últimos anos, impulsionado pelo crescente interesse em saúde e bem-estar por parte dos consumidores.

Projeções da Mordor Intelligence apontam um crescimento anual entre 4,1% e 4,7% para o período 2023-2028, destacando a contribuição significativa das bebidas não alcoólicas para a economia global e nacional.

Essa mudança de comportamento tem impactos significativos no mercado, especialmente para empreendedores do ramo de bares e restaurantes, que precisam compreender as novas demandas e tendências para se manterem competitivos.

As bebidas não alcoólicas já se incorporaram à rotina de muitas pessoas, impulsionadas pela busca por um estilo de vida mais saudável, tendência observada nos últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia de covid-19.

Segundo a consultoria internacional IWSR, 52% dos consumidores que optam por bebidas sem álcool escolhem por ser mais saudável. 47% porque querem reduzir o consumo e 31% porque acham que já existem boas opções no mercado, não sendo necessário então consumir as que apresentam teor alcoólico.

No Brasil, apesar dos refrigerantes ainda serem a principal escolha daqueles que não consomem álcool nos estabelecimentos, outras opções como coqueteis sem álcool, cervejas no/low-alcool têm demonstrado crescimento expressivo.

Principais tendências:

Os mocktails têm ganhado popularidade, especialmente entre a geração Z e o público fitness, oferecendo sofisticação e experiência sensorial sem os efeitos negativos do álcool.

O mercado está testemunhando o surgimento de bebidas energéticas e envasadas, que oferecem uma alternativa refrescante com adição de nutrientes para a saúde, como por exemplo, água envasada em garrafas de vidro ou latas, bebidas com sabores diferentes, que remetem aos drinks alcoólicos, já estão sendo produzidas para o mercado.

A cerveja sem álcool está se consolidando como uma tendência duradoura, atendendo à crescente demanda por opções de bebidas não alcoólicas com sabor autêntico.

Chamadas bebidas tropicais, que são drinks naturais, com o uso de frutas, como por exemplo, o abacaxi. Além de serem sem álcool, essas bebidas apresentam pouco ou quase ou nenhuma adição de açúcar, deixando essa responsabilidade para as frutas.

A adaptação a essas mudanças, juntamente com a oferta de produtos inovadores e alinhados com as preferências dos consumidores por saúde e bem-estar, é fundamental para os empresários do setor.

*Conteúdo feito com informações do blog Food Connection

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