Conceito se baseia em um método estratégico para os vendedores se conectarem e desenvolverem relacionamentos com potenciais clientes por meio das redes sociais
O setor de bares e restaurantes onde o cenário está em constante mudanças e exigências e preferências dos clientes, é importante se manter atualizado e por dentro das novas tendências do mercado.
A Venda Social (Social Seeling em inglês) é uma abordagem estratégica que utiliza redes sociais para construir relacionamentos e impulsionar vendas, fugindo das práticas invasivas. Os consumidores modernos buscam experiências personalizadas, tornando a presença digital dos restaurantes fundamental.
Por meio das redes, os estabelecimentos podem se conectar diretamente com seus públicos, visando conexões autênticas e o engajamento orgânico, sem grandes esforços por parte do estabelecimento, mas não querendo dizer que o conteúdo feito não seja de qualidade. Aproveitar as diversas redes sociais que temos disponíveis cotidianamente é crucial, especificamente as mais populares, como o Instagram e TikTok.
Algumas vantagens do Social Selling:
Aumento da Visibilidade e Alcance: Presença ativa nas redes amplia a visibilidade, compartilhando fotos atrativas ou eventos especiais, também é interessante explorar os bastidores de seu restaurante ou bar, aumentando o interesse e a participação dos clientes para que se sintam inclusos no cotidiano do estabelecimento.
Redução de Custos: Mesclando o uso das redes sociais, que são gratuitas com estratégias para o bom gerenciamento das redes, para sempre manterem ativas e com atualizações, de forma ágil e eficiente é uma estratégia de marketing de baixo custo.
Estratégias Práticas para Aplicar Social Selling:
A administração eficaz de redes sociais requer atenção constante. Estratégias incluem criação de conteúdo atrativo, promoções exclusivas, colaborações e manutenção de uma relação amigável com o público.
Para redes como Instagram, Facebook e TitTok invista em conteúdos de qualidade, como fotos em alta qualidade, a criação e o uso de hashtags, o uso de stories. Além disso, a eficácia do Social Selling é mensurada por métricas como engajamento, alcance, conversões, análise de avaliações e acompanhamento do número de seguidores.
O Social Selling além de ser uma estratégia, é também uma abordagem que permite que os bares e restaurantes construam histórias e conexões com seus clientes, gerando experiências e relacionamentos mais agradáveis.
*Conteúdo feito com informações do blog Connect Plug