Confira as principais dicas para identificar as opções de vinho que devem constar no seu menu e qual a melhor forma de organizá-lo
Uma boa refeição, quando acompanhada por uma taça de vinho, fica ainda melhor. Por isso, seu restaurante precisa oferecer variedades da bebida que harmonizem bem com os pratos, de forma que atenda a demanda dos consumidores.
É importante que os vinhos sejam apresentados de forma organizada e eficiente e, para isso, faz-se necessário a criação de um catálogo de produtos assertivos, conforme a preferência do seu público-alvo.
Para fazer a melhor escolha do mix de produtos, é preciso ter informação. Os dados de Mercado apresentados abaixo se baseiam em estudos feitos com uma grande amostragem de consumidores de vinhos e funcionam como um norte para quem está montando um catálogo.
Confira:
• 62% dos vinhos consumidos no Brasil ainda são de mesa, feitos com uvas americanas, e 70% destes vinhos são suaves (doces);
• Os vinhos finos mais consumidos no Brasil são originários do Chile (41%), Brasil (17%), Portugal (13%) e Argentina (13%);
• A faixa de preço da grande maioria dos consumidores brasileiros é de 30 a 70 reais por garrafa de vinho.
Isso revela que a maioria das pessoas que queremos trazer para nossa lista de clientes ainda consomem “vinhos de entrada”, que são mais baratos e adocicados, geralmente encontrados no supermercado. Portanto, não subestime estes vinhos e insira-os no seu catálogo. E aos poucos, com curadoria e bom atendimento, você poderá apresentar para essas pessoas produtos intermediários, como Demi-sec.
Mesmo tendo ótimos vinhos nacionais, o brasileiro aprecia muito os vinhos importados, e os dados acima mostram os países preferidos pelo consumidor.
Com estas informações em mãos, fica mais fácil acertar nas escolhas dos rótulos que irão compor o seu mix de produtos! Depois desta etapa, vem a hora de organizar o seu catálogo.
Aprenda como organizar seu catálogo de vinhos
• Comece pelos tipos de produtos, nesta ordem:
1º Espumantes
2º Brancos
3º Rosés
4º Tintos
5º Vinhos de Sobremesa
Faixa de preço
Do mais barato para o mais caro.
Intensidade
Do mais leve ao mais encorpado.
Origem
Da região mais próxima que você está à região mais longe.
Procure saber o que o consumidor está buscando e desmembre a lista com os rótulos que mais se encaixam naquele momento. Também é importante que os funcionários estejam preparados para indicar os vinhos que melhor harmonizem com o pedido do cliente.
Fonte: EducaVinhos
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