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Resultado da pesquisa mostra preferência de consumo de mais de 6 mil pessoas em 60 cidades brasileiras.

Pesquisa aponta que o principal aspecto que leva os consumidores a escolherem bares e restaurantes é a limpeza, em 32,4% dos casos. (Foto: Amina/Pexels)

Em parceria estratégica, Abrasel e Sebrae unem forças para entender os hábitos e preferências dos consumidores em pesquisa realizada no último ano. Ao todo, foram ouvidas 6.351 pessoas presencialmente em todo o Brasil. A pesquisa teve condução do instituto Vox Populi.

A ideia foi mapear as preferências dos consumidores em nove eixos de atuação dos bares e restaurantes, mostrando quais são os critérios mais importantes. Foram analisados temas como Atendimento, Conservação/Higiene, Ambiente, Preço/Pagamentos, Segurança, Acessibilidade, Marketing, Delivery e Economia Circular.

O que é importante para a escolha de estabelecimento?

De acordo com a pesquisa, o principal aspecto que leva os consumidores a escolherem bares e restaurantes é a limpeza, com um percentual de escolha de 32,4% dos casos. O segundo aspecto crucial na hora da escolha do bar ou restaurante é a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes, com percentual de 17% dos casos.

Seguindo os dados, em 12,4% dos casos, os clientes optam por um estabelecimento baseado no ambiente do bar ou restaurante. Para os consumidores, a escolha diz respeito a estar em um ambiente agradável, confortável e bonito; a junção dos fatores causa um prazer e bem-estar de ir até o local.

Ainda, os consumidores direcionam suas preferências para locais em que não apenas apreciam a variedade e preparo dos pratos, mas também onde os alimentos são percebidos como saborosos. Ao todo, cerca de 10,3% dos casos foram avaliados nessa função.

A consideração do preço revela-se como um elemento que, embora não seja imediatamente priorizado, desempenha um papel significativo na tomada de decisão.

Esse critério é enfatizado em aproximadamente 7,2% das avaliações, indicando que os clientes, mesmo após apreciarem os pontos anteriores, valorizam a oportunidade de pagar menos por uma experiência gastronômica satisfatória.

Em um novo estágio, os consumidores dedicam sua análise à qualidade dos produtos oferecidos pelo estabelecimento, o que representa 4,7% das considerações.

A localização é considerada significativa em apenas 4,4% dos casos, com ênfase na proximidade em relação à residência ou local de trabalho, juntamente com a segurança da área.

A recomendação do ambiente é relevante em apenas 2,1% dos casos, com a maioria dos consumidores preferindo locais recomendados por conhecidos devido à segurança e qualidade da comida.

Já a variedade do cardápio tem contribuição mínima na escolha, sendo importante para cerca de 2% das avaliações, principalmente para proporcionar opções de escolha e novas experiências gastronômicas.

Por outro lado, a agilidade na recepção e entrega dos pratos é crucial para apenas 1,5% dos casos, com os clientes valorizando não apenas a eficiência, mas também ambientes onde não são obrigados a permanecer por longos períodos.

Critérios de menor relevância incluem a notoriedade do local (1%) e a presença de espaços destinados a crianças (0,9%), destacando aspectos específicos que influenciam as escolhas dos consumidores em contextos distintos.

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