Observar o comportamento do público e inovar nas estratégias permite transformar dias de baixo movimento em oportunidades de fidelização e engajamento
Por Duda Gomes
O setor de bares e restaurantes é um dos mais sensíveis à dinâmica da rotina dos consumidores. Se os finais de semana são marcados por restaurantes e bares lotados e movimentação intensa, os dias úteis costumam ser um verdadeiro desafio para muitos estabelecimentos. A queda no movimento pode impactar o faturamento no setor.
Para reverter o cenário, empreendedores estão encontrando maneiras inovadoras de trazer os clientes para o salão. O proprietário do restaurante do Ver-O-Açai, em Belém (PA), Mauricio Façanha é um exemplo evidente desse movimento.
O empreendedor apostou em uma estratégia competitiva: pagar parte da corrida de aplicativo dos seus clientes. A estratégia rapidamente mostrou resultados positivos no restaurante.
A queda de movimento durante a semana
De acordo com a Pesquisa de Usuários de On Premise (Opus) da NielsenIQ, empresa dedicada a pesquisas de hábitos e tendências dos consumidores, entre os brasileiros que frequentaram bares, restaurantes, cafés e estabelecimentos similares, 48% deles afirmaram ter ido a um desses locais pelo menos uma vez por semana.
Apesar da movimentação assídua do público, empreendedores do setor afirmam que o movimento durante os dias de semana apresenta variações bruscas.
É o que conta Mauricio Façanha; o empreendedor afirma que a queda é sentida no bolso.
A situação piorou quando obras começaram a acontecer próximo ao seu restaurante, impedindo o estacionamento dos clientes. A queda de faturamento durante os dias úteis chegou a 50%.
Solução competitiva
Diante da dificuldade em levar os clientes ao salão durante a semana, Mauricio optou por uma estratégia única: oferecer o pagamento parcial das corridas por aplicativo para quem viesse ao restaurante durante os dias úteis.
“Fizemos uma chamada assim: 'Estamos sem estacionamento no momento, mas se você quer aproveitar durante a semana, venha por corrida de aplicativo que a gente paga até R$10 da corrida.'”, conta o Mauricio.
Essa estratégia, combinando uma ação de marketing, começou a gerar resultados positivos para o empreendedor.
“Algo interessante aconteceu: os clientes começaram a vir por aplicativos, e quando chegavam no restaurante para receber o desconto, muitos diziam que não queriam o valor de volta. Eles vinham apenas pela sinceridade da oferta", afirma Mauricio.
"Hoje, por exemplo, temos 198 lugares e lotamos o restaurante em plena terça-feira”, conclui o empreendedor.
Fidelização e promoções inteligentes
Quem também encontrou estratégias para driblar a dificuldade de levar o público ao estabelecimento nos dias de semana foi o sócio proprietário da Cana Cachaçaria, em São Paulo (SP), Murilo Rocha.
O empreendedor possuí oito meses de casa aberta e viu nas promoções o caminho para levar o público ao seu bar.
“A primeira coisa que fiz para atrair o público foi criar algo além do happy hour tradicional. Lancei o 'Hora da Cana', uma referência ao nome do meu bar", conta Murilo.
"Durante as duas primeiras horas de cada dia, oferecemos drinks em dose dupla, o que tem ajudado a movimentar a casa”, completa.
Além da promoção de dose dupla, o empreendedor também lançou um evento para as quintas-feiras, um dia que ele identificou como tendo baixo movimento.
“Lancei um evento chamado Match Cana para as quintas-feiras, voltado para encontros. A ideia é atrair um público que busca uma atmosfera mais romântica e envolvente e tem funcionado muito bem”, afirma o empreendedor.
A criatividade como solução
As iniciativas criativas de Mauricio e Murilo mostram que a inovação é fundamental para enfrentar os desafios de movimento em dias úteis.
Estratégias que vão além das promoções convencionais e que colocam o cliente no centro da experiência têm se mostrado eficazes para movimentar o negócio em dias de baixo fluxo.
Com um olhar atento ao comportamento do público e uma disposição para experimentar novas abordagens, é possível transformar dias de baixo movimento em oportunidades de engajamento e fidelização.