Empresários e representantes do setor demonstram que participação das promoções Black Friday caminha de forma lenta
A Black Friday chega à sua 13º edição no Brasil e conquistou os consumidores nacionais. As principais lojas aproveitam a data para realizar promoções agressivas e quedas bruscas nos preços.
O cenário é propicio para os consumidores: as promoções atraem a expectativa de um aumento considerável das vendas em lojas físicas e online. Em 2023, o dia de promoção será em 24 de novembro, tradicionalmente na última sexta-feira do mês.
Anualmente, as maiores lojas de e-commerce do mercado participam do movimento. Neste cenário, durante os 13 anos de promoção, a participação do setor de bares e restaurantes foi pequena. O grande foco das ofertas é voltado para a venda de produtos eletrônicos e eletrodomésticos, como celulares, computadores e televisões.
Mesmo com a inovação e interesse em atrair o público neste jogo de vale-tudo de vendas, o perfil dos empreendedores brasileiros segue um padrão: o foco dos donos de bares e restaurantes é no atendimento do público nas festas de final de ano.
“No Distrito Federal, os empreendedores estão se dedicando ao aumento das vendas diante das festas corporativas e comemorações de final de ano. Além da preocupação constante em aumentar o quadro de funcionários”, afirma o presidente da Abrasel no Distrito Federal, Roberto Pinheiro.
O representante ainda declara que diante da preparação para o aumento da procura pelos consumidores e do pagamento dos funcionários “as promoções expressivas acabam ficando em outro plano.”
O mesmo cenário é observado em outros estados. No Ceará, por exemplo, o presidente da seccional da Abrasel local, Taiene Righetto, declara que a adesão dos empreendedores ainda é tímida.
“Existem sim estabelecimentos que aderem as promoções, mas a Black Friday é aproveitada de maneira mais eficiente por empreendedores que vendem insumos, por exemplo, as cervejarias artesanais. Esses estabelecimentos podem chegar com promoções mais agressivas para o mercado”, revela Righetto.
Além da atenção para as festas de final de ano, a inflação pode afetar as ofertas. De acordo com os números do último IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgados pelo IBGE, o setor de bares e restaurantes registrou uma inflação de 0,42% em outubro. Ainda, para o presidente da Abrasel no Ceará, este número impacta no repasse das promoções.
“Acredito que o grande desafio do mercado de bares e restaurantes em aderir a Black Friday são as margens apertadas; a recente inflação sobre insumos impede que promoções mais ostensivas sejam feitas pelo setor, ao menos no Ceará”, afirma o presidente.
Já no centro-oeste do país, os donos de bares e restaurantes veem oportunidade nas vendas online. De acordo com o responsável pelo relacionamento da Abrasel no Mato Grosso, Márcio Sewo, o cenário começa a se alterar gradativamente.
"Restaurantes que mantém relacionamento com clientes por meio de redes sociais e informes de cardápio no WhatsApp tem conseguido aproveitar datas comemorativas para aumentar o faturamento, como a Black Friday. Com a campanha certa também é possível trazer novos clientes”, declara o representante. A ação pode se revelar uma opção para quem ainda não sabe como passar para frente as promoções.
A expectativa do mercado é a que as ofertas de 2023 sejam melhores do que em 2022. A esperança dos empresários é recuperar os números na reta final do ano.
Caminhando contra a maré
Fugindo do padrão estabelecido entre os donos de bares e restaurantes, o Presidente do Conselho Fiscal da Abrasel e proprietário do restaurante Porcão, em Belo Horizonte, Fernando Júnior dá um exemplo sobre como não ficar de fora das promoções da Black Friday.
Ao pensar no comportamento do consumidor mineiro, no cenário da capital, Fernando optou por trazer um quadro de promoções que garante a presença dos clientes em um período de baixa procura.
“Nós estamos aqui em Belo Horizonte e a Black Friday chega em um momento que o setor de bares e restaurantes vive um dos melhores cenários do mercado. É época dos encontros e festas que marcam o final de ano. Logo após, em janeiro e fevereiro, o setor na capital mineira enfrenta uma queda no consumo do público; é o período de férias e viagens dos consumidores”, lembra o empresário.
As promoções realizadas pelo estabelecimento vão garantir a ida dos consumidores ao restaurante no período de férias. “Pensando nessa fase, a nossa opção para a semana da Black Friday é criar descontos para o início do próximo ano, em janeiro e fevereiro. Vamos vender vouchers antecipados para os próximos meses”, conta Júnior.
A ação é um exemplo de como aproveitar as promoções e datas comemorativas do calendário do mercado.
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