Os benefícios do branding incluem fortalecer a identidade da marca e criar uma conexão emocional com os clientes, tudo através de uma imersão de autoconhecimento do negócio
Por Duda Gomes
Imagine um cliente entrando em um bar ou restaurante e, antes mesmo de provar o cardápio, já se sentir encantado e conectado com a marca. Essa magia não acontece por acaso; ela é um fruto de um trabalho de autoconhecimento de marca, valores e propósito do empreendimento. O método aplicado para atingir uma excelência no encantamento dos clientes é chamado de branding.
O branding gastronômico é a criação e gestão da identidade de marca de um negócio. A técnica vai além de um nome atrativo; o branding envolve a definição de todos os elementos que compõem a personalidade do seu negócio.
Isso inclui o nome, logotipo, cores, tipografia, mensagens e até o design do cardápio, a ambientação do espaço físico e a abordagem com os clientes. No branding, cada detalhe é pensado para transmitir uma mensagem forte sobre quem você é e o que você representa.
Por isso, o processo é um verdadeiro mergulho de autoconhecimento do negócio. Quando bem executado, o branding gastronômico transforma a experiência de consumir em algo memorável. É sobre vender uma sensação, um estilo de vida.
Quem realiza esse trabalho de perto no setor de bares e restaurantes é a especialista em branding, Vanessa Huguinin. A publicitária é fundadora e diretora de criação do Food-se, um projeto especializado em auxiliar empreendimentos gastronômicos a compreenderem seus posicionamentos de marca no mercado.
Para a especialista, no branding gastronômico, a ideia é gerar desejo antes mesmo do cliente experimentar o produto, ajudando a vender a experiência de marca e consolidar uma mensagem de qualidade.
“O branding cria esse desejo pela marca, pelo chef e pelo produto, aumentando a adesão, recorrência e fidelidade do cliente, e estabelecendo uma longa jornada de construção de marca no dia a dia dele”, afirma Vanessa.
A especialista relembra que o branding eficaz exige um estudo detalhado das preferências, hábitos e expectativas dos clientes, permitindo que, mesmo com a mudança orgânica do comportamento do público, a marca se adapte e se mantenha relevante.
“O mercado e o comportamento do consumidor mudam constantemente, de forma orgânica. Estamos sempre expostos a novidades, tecnologias, tendências e oportunidades”, afirma Huguinin.
Vanessa afirma que bons pratos e bom atendimento muitos restaurantes são capazes de oferecer para seus clientes, mas experiências memoráveis, que geram fidelização, são possíveis através de uma história bem construída e consolidada.
Os benefícios do branding
Vanessa Huguinin afirma que empreendimentos que investem nessa estratégia veem um aumento na produtividade, e principalmente, na adesão dos clientes. Quando ao assunto é produtividade, o branding auxilia na consolidação de uma visão mais clara sobre quais caminhos seguir para uma produção mais eficiente.
A partir do momento que uma marca tem uma identidade forte e bem definida, a ideia é que todos os membros da equipe compreendam a visão, missão e valores do negócio.
A tomada de decisão se torna mais rápida e eficiente. Com o método de alinhamento de marca, as equipes sabem quais ações são coerentes com o empreendimento e seus objetivos, o que reduz o tempo gasto em debates e incertezas.
A produtividade motivada a partir do branding também está relacionada ao processo da criação de um senso de identidade e pertencimento entre a equipe. Quando o método é bem aplicado, a equipe tende a acreditar na marca; a motivação e o engajamento aumentam, aumentando a produtividade.
O branding auxilia também nas técnicas de padronização dos processos aplicados nos bares e restaurantes. Com uma estratégia de identidade de marca bem definida, os processos internos tendem a ser padronizados. Isso diz respeito desde o atendimento ao cliente até a preparação dos pratos.
Já quando o assunto é adesão dos clientes, o branding se mostra ainda mais fundamental. O método faz com que o bar ou restaurante crie uma personalidade e história com as quais os clientes podem se identificar. Em seu trabalho, Vanessa Huguinin observa atentamente o comportamento dos consumidores e como os clientes estão cada vez mais exigentes.
A especialista lembra que é fácil encontrar casos em que o cliente se apaixona por uma marca e ignora outra. “O branding é uma estratégia de sentimento: que sentimento sua marca vende? Que sentimento ela desperta? Toda a comunicação, narrativa e conteúdo devem fazer com que o cliente se sinta bem”, afirma Vanessa.
O branding gastronômico é sobre contar uma história autêntica e relevante, que ressoe com o público. O caminho para atingir essa excelência pode estar na imersão sobre os pilares e essência da identidade do negócio.
Terapia de Marca
Vanessa Huguinin destaca que o primeiro passo para um branding gastronômico bem-sucedido é o autoconhecimento do próprio negócio. A especialista utiliza o conceito de “terapia de marca” em seus projetos.
“Uma dinâmica essencial que aplicamos é a “terapia da marca”. Todos os clientes, independentemente do tamanho, passam por essa imersão terapêutica para entender quem são como marca, qual é seu tom de voz e como humanizam sua identidade, seja por meio de um chef ou da equipe”, explica Vanessa.
A especialista lembra que esse processo é crucial tanto para novos negócios quanto para reposicionamento de marcas existentes. Ele ajuda a definir a promessa da marca, sua comunicação e público-alvo.
E é nesse momento que a marca compreende sua essência e alma. “Para quem está criando um novo negócio ou para aqueles que desejam se reposicionar, é vital entender quem é a marca, qual é sua promessa e quem é seu cliente”, afirma a especialista.
Essa metodologia de autoconhecimento fortalece a marca e capacita os empreendedores a tomarem decisões mais informadas e estratégicas, garantindo que cada ação esteja alinhada com os valores e objetivos do negócio.
*Texto adaptado da edição 158 da revista Bares&Restaurantes