Para aumentar as vendas do seu negócio por meio de promoções, é importante ter em mente que elas devem ser planejadas cuidadosamente, de modo a garantir o sucesso da campanha
Ao criar uma promoção em bares ou restaurantes e não obter resultados esperados, é possível que o pequeno ou médio empresário atribua isso a um baixo investimento. No entanto, de acordo com cartilha criada pelo Sebrae sobre o assunto, a promoção de vendas pode ser adotada por empresas de qualquer ramo, porte ou localização. Mas para definir uma oferta eficiente, é fundamental ter clareza em toda a estratégia.
Antes de definir uma promoção de vendas, é fundamental calcular os custos envolvidos. Afinal, reduzir demais o preço do produto ou serviço pode gerar prejuízos financeiros, especialmente quando há grande demanda. Segundo especialistas, o planejamento financeiro deve considerar o custo do produto, a expectativa de clientes e a margem de lucro possível com a redução de preço.
Além disso, é preciso ter em mente o objetivo da campanha, que pode ser focado no público-alvo ou em um produto específico. A cartilha do Sebrae traz outras orientações para garantir o sucesso da promoção.
“Tudo vai depender da métrica do negócio. Se estou com o estoque alto e preciso ‘queimar’ produtos, talvez a melhor promoção seja do tipo ‘pague 3 leve 4’, dando uma peça grátis”, explica Bianca Dramali, professora de pesquisa e comportamento do consumidor da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-Rio).
Ela diz que a promoção ajuda a mudar a curva de vendas de qualquer negócio, mas lembra que não é porque o vizinho do lado está realizando uma oferta que devemos fazê-la também. É importante ficar atento à concorrência e às tendências mas deve-se levar em conta que cada negócio tem suas especificidades.
Testar modelos para ver qual deles tem uma resposta melhor do público é importante. “Pode ser que um tipo de promoção esteja na moda e muita gente a use, mas para certo público, que não entende a mecânica daquela proposta, ela não funcione”, relata Bianca.
Conheça 5 dicas para acertar nas promoções
1) Tempo determinado
Toda campanha deve ter um prazo de duração pré-determinado para que o cliente sinta que, de fato, recebeu um benefício. No caso de queda no preço, se a ação é prolongada, o desconto acaba sendo incorporado ao produto ou serviço, perdendo sua atratividade, destaca a cartilha sobre promoção de vendas, do Sebrae.
“Se eu prolongo a oferta durante muito tempo, isso pode corroer o valor percebido daquele produto, fazendo com que as pessoas achem que ele vale menos do que realmente vale”, explica Bianca.
2) Viabilidade
Grandes promoções podem atrair um número significativo de pessoas à loja física ou virtual, e, por isso, é preciso pensar na operacionalização da ação. Nesse caso, questões como se será necessário aumentar a equipe, o tamanho do espaço físico ou a capacidade do servidor para suportar uma grande demanda têm de ser considerados.
3) Transparência
Tudo que puder ser feito para evitar ruídos de comunicação nas ações promocionais é válido. “Quanto mais transparente for, melhor, pois o cliente que se sentir enganado, certamente abandonará a marca”, declara a professora da ESPM-Rio.
4) Canal de comunicação
O meio de divulgação da promoção depende muito do tipo de estabelecimento e do seu público. Postos de combustível, por exemplo, se comunicam com os motoristas por meio de banners ou placas suspensas que possam ser vistos de longe. Talvez um cartaz ou um banner possa ser algo que funcione em seu bar ou restaurante.
5) Redes sociais
Se as mídias digitais são usadas como forma de comunicação entre a marca e seu público, elas podem divulgar promoções – desde que isso seja feito de forma moderada. Publicar inúmeros posts nas páginas sociais da empresa ou enviar dez mensagens de e-mail para cada cliente só falando dos descontos e vantagens pode se tornar um incômodo.
Veja alguns exemplos de promoção que podem funcionar no seu negócio
1- Datas especiais
Além do dia das mães, dos pais, das crianças e do Natal, em que as vendas costumam aumentar, é importante pensar em algo para o mês de aniversário do negócio. Vale, por exemplo, oferecer preços ou condições especiais de pagamento. O dia, a semana e/ou mês de aniversário do cliente também podem render a ele alguma vantagem ou desconto.
2 – Fidelidade
Programas que somam pontos cada vez que um produto é adquirido ou um serviço utilizado são uma boa maneira de fazer com que o cliente volte a procurar o negócio, interessado em aumentar a pontuação e, assim, ganhar vantagens no estabelecimento. Da mesma forma, cartões que registram (com um carimbo, geralmente) o número de compras e ao atingir certa quantidade oferecem brindes como um café grátis ou um desconto na próxima visita também ajudam a fidelizar o cliente.
3 – Ações segmentadas
O histórico de compras de seus clientes diz muito sobre eles e pode ser usado pela empresa para fazer uma promoção sob medida para determinado grupo. Uma distribuidora de bebidas pode, por exemplo, reduzir o preço de certo produto apenas para quem já o comprou antes e recebeu uma mensagem no celular com um código promocional.
4 – Parcerias com outras empresas
Empreendimentos, que têm o mesmo público-alvo, mas vendem produtos ou serviços diferentes, podem se unir para economizar nos gastos do folheto ou do banner promocional. Isso vale em situações como uma loja de roupa e outra de sapato ou uma casa de bolos e outra de café. A união com o parceiro, nessas situações, aumenta as chances de ampliar o número de clientes e atingir um novo público.
Fonte: Blog Alelo
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