Especialista compartilhou estratégias essenciais para transformar dados em crescimento, durante o 36º Congresso Abrasel
No painel "Onde estou e para onde vou? Como estabelecer uma jornada para o negócio", apresentado durante o 36º Congresso Abrasel, Ivan Achcar, chef e especialista em gestão de negócios de gastronomia, trouxe reflexões fundamentais sobre a importância da gestão baseada em dados e na humanização dos processos.
Ivan Achcar destacou que dados isolados não têm utilidade sem a devida interpretação. Segundo ele, o grande desafio é saber ler e aplicar esses dados de forma que façam sentido para o negócio. "Você precisa de tempo para colocar isso para rodar", disse, ressaltando que apenas conhecer os números não é suficiente se não houver prática e implementação eficaz.
Achcar observou, ainda, que muitos gestores não conseguem distinguir o lucro real dos ganhos aparentes. Ele enfatizou a importância de conhecer os indicadores corretos para guiar o negócio, apontando que "muitas vezes, o caminho para onde ir é impossível se você não sabe quais são os indicadores".
Para Achcar, criar processos vai além de simplesmente estabelecer procedimentos. "É necessário investir em treinamento e desenvolvimento de equipe. O mais importante é cuidar das pessoas. A primeira pessoa na escala de importância é o funcionário", afirmou, ressaltando que o sucesso de qualquer empreendimento começa internamente.
Segundo o especialista, entender o modelo de negócio é essencial para alcançar resultados expressivos. Achcar destacou a importância de estabelecer uma "régua de hospitalidade" – um conjunto de regras que regem o convívio humano – para garantir um ambiente harmonioso e produtivo. Ele reforçou que a informação precisa ter propósito e direção, sendo essencial compreender toda a jornada do cliente para atingir os resultados desejados.
O palestrante afirmou ainda em sua apresentação que: "conhecimento sem ação é sonho; ação sem conhecimento é pesadelo". Para ele, as ferramentas e os indicadores devem servir como guias para a jornada de crescimento do negócio, onde a eficiência só melhora quando tudo é colocado em prática.
Serviço:
36º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
14 e 15 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Patrocínio: Alelo, Ambev, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Friboi, Heineken, iFood, Philipe Morris Brasil, PicPay, Pluxee, Santander, Seara, Stone, Tectoy e Ticket.
Apoio: IESB, Unecs e Reutiliza-Já.
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes e Correio Braziliense
Mais informações em: congressoabrasel.com.br/