Sendo um ritual diário para muitos brasileiros, o hábito de se encontrar em cafeterias, bares e restaurantes para consumir a bebida teve um crescimento em 2023
Além de ser o país que mais produz café no mundo, o Brasil é também um dos que mais consomem a bebida, fazendo parte da cultura e que movimento uma parte significativa da economia.
O consumo de café fora de casa retomou, com o trabalho liderando, seguido pelo café caseiro, cafeterias e casas de parentes e amigos, mostrando uma recuperação no setor no último ano.
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em parceria com o Instituto Axxus realizou uma pesquisa entre 2019 e 2023 que examinou o consumo de café no Brasil antes, durante e após a pandemia de COVID-19, com entrevistas de 4.200 pessoas de diversas características.
O consumo de café permaneceu estável, com 81% dos entrevistados mantendo o hábito em 2023. A quantidade diária varia, sendo 29% consumindo mais de seis xícaras, enquanto 46% consomem entre três e cinco xícaras.
Após a pandemia, o café voltou a ser uma oportunidade de interação social para 35% dos entrevistados, indicando uma retomada para que os estabelecimentos voltem ou até mesmo comecem a explorar novas possibilidades com a bebida.
Em pesquisa realizada pelo Out-of-home, os gastos com consumo fora do lar são mais voltados para a categoria “Horeca” (setor formado pelo conjunto de hoteis, restaurantes e cafés), que apresenta alta de 14% no valor entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período de 2023. Em seguida, aparece Impulso (compras em lojas de doces, máquinas de venda automática, postos de conveniência, entre outros), com 10%.
Tendências para ficar de olho
Clientes jovens: Os novos consumidores que chegam em busca de derivados do café, embora não sejam amantes do café preto tradicional, não significa que eles não sejam clientes em potencial, em busca de outras bebidas especiais derivadas do grão.
Novos métodos de fabricação: Visando trazer novas experiências, o jeito de consumir café tem passado por transformações nos últimos anos, com o uso de diferentes grãos, torras, e acompanhamentos para levar ao consumidor final novos gostos e sabores.
Ambientação em alta: Segundo uma pesquisa realizada pela Out-of-home, um espaço mais familiar e acolhedor tem sido o mais escolhido pelas pessoas, sendo para desfrutar sozinha ou acompanhado, o momento de tomar café se torna relaxante, sendo assim, espaços mais aconchegantes são os mais populares.
*Conteúdo feito com informações do FoodConnection