Alguns desafios enfrentados por empreendedores do setor impactam diretamente a produtividade e competitividade
Uma pesquisa realizada pela Galunion em parceria com a Grano Alimentos revelou que o custo-benefício dos ingredientes se destaca como um dos maiores dos desafios do setor de alimentação. O estudo, que entrevistou 181 operadores, ainda apontou demais desafios como a produtividade na cozinha, mencionada por 39% dos participantes, e pela concorrência na área de atuação, apontada por 22%.
Além desses, o desperdício de alimentos surge como outro grande obstáculo para os estabelecimentos. O levantamento indica que 51% dos operadores enfrentam dificuldades com o prazo de validade curto dos ingredientes, enquanto 41% apontam o tempo e a mão de obra necessários para limpar, lavar e cortar os vegetais como desafios significativos.
Os vegetais, em suas formas in natura e congelada, desempenham um papel estratégico nos restaurantes para enfrentar os altos custos e manter a competitividade também. De acordo com o estudo, 99% dos operadores compram vegetais frescos, mas 80% também optam pelos congelados.
“A maior validade, a facilidade operacional e a qualidade são os principais motivos apontados por quem compra vegetais congelados. Esses operadores esperam que seus fornecedores inovem, oferecendo novas opções que ajudem a atrair mais clientes e operar com margens de lucratividade adequadas”, como destacou Simone Galante, CEO da Galunion em entrevista para o Mercado&Consumo.
Inovação e adaptação às novas demandas
Diante do aumento dos custos e da necessidade de otimizar a operação, a pesquisa aponta que os operadores têm recorrido a produtos pré-processados, como os vegetais congelados, para reduzir a pressão nos custos e na mão de obra.
Dessa forma, o estudo reflete a necessidade constante de inovação e adaptação no setor. Com a pressão sobre os custos e a busca por eficiência, os operadores precisam equilibrar qualidade, praticidade e competitividade para garantir o sucesso de seus negócios.
*Conteúdo feito com informações do Mercado&Consumo