Início do evento foi marcado por apresentações com potencial trasnformador para negócios de alimentação
O primeiro dia do iFood Move, evento dedicado a empreendedores de bares e restaurantes, foi acompanhado por um público de cerca de cinco mil pessoas. Com foco em inovação que impulsiona o empreendedorismo, palestras com grandes nomes do setor trouxeram perspectivas em relação ao futuro e estratégias de crescimento para negócios na área de alimentação.
Também foi apresentada, por Diego Barreto, CEO do iFood, a nova pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre o impacto socioeconômico da plataforma durante o ano de 2023. Dentre os dados que chamaram a atenção estava o número de postos de trabalho gerados no período, que ultrapassou 900 mil.
Um dos momentos mais importantes do evento foi o lançamento do iFood Salão, nova frente de negócios da empresa. O primeiro produto apresentado da inciativa foi um totem para atendimento presencial, capaz de otimizar a tomada de pedidos por meio de uma tecnologia integrada para o restaurante.
“Quando falamos de autoatendimento, pensamos nas dificuldades dos estabelecimentos, como a formação de filas, perda de oportunidades de aumentar o tíquete médio e o cliente que vai embora. Temos, então, um mundo de possibilidades. O totem é uma peça fundamental nesse processo. É o início da jornada do iFood Salão”, afirmou Roberto Gandolfo, presidente do Food Delivery no iFood.
Como encantar o cliente
Jay Livingston, CMO do Shake Shack, rede americana de fast food; João Branco, ex-CMO do McDonald's e palestrante da StartSe; e Luis Justo, CEO do Rock in Rio, enfatizaram a importância de entender e priorizar as necessidades do cliente. Em apresentação conjunta, Os executivos compartilharam percepções sobre como o foco na experiência do consumidor pode transformar negócios e impulsionar o sucesso no competitivo setor de restaurantes.
Livingston falou sobre o sucesso do Shake Shack, destacando o equilíbrio entre hospitalidade, inovação e sustentabilidade. Ele ressaltou o compromisso com ingredientes de qualidade e a importância de encantar o cliente em cada interação.
O papel das empresas na educação
Educação não é privilégio, é um direito. Este foi o mote do painel “O papel das empresas na educação do Brasil”, apresentado por Luana Ozemeta, vice-presidente de Impacto e Sustentabilidade do iFood; Patrícia Muratori, diretora-geral do YouTube para a América Latina; e Carlos Pignatari, diretor de Impacto Social da Ambev. Os executivos reforçaram que investir em educação gera um impacto positivo tanto para os negócios quanto para a sociedade.
Painel Cabana Burger - IA dentro do negócio
Entender as potencialidades que o uso da Inteligência Artificial pode proporcionar é vital para a sobrevivência do seu negócio. Este foi o alerta do entusiasta em tecnologia e CEO Alura, Paulo Silveira, durante o Painel IA dentro do negócio. “O restaurante ou a empresa que não encarar os mecanismos de dados vai ficar para trás. Não é uma questão de gostar ou não gostar. Estou querendo fazer este alerta”, disse o especialista.
“Mas precisa entender com um conhecimento minimamente profundo, ou não vai aproveitar todas as potencialidades da IA”, completou.
Marketing para o crescimento dos restaurantes
Especialistas reforçaram a importância de usar o marketing como uma ferramenta de crescimento para os restaurantes. “O marketing não é problema, ele tem que ser sempre a solução”, justificou Guilherme Lippert, co-fundador e CRO da V4 Company, durante o painel Growth Marketing: aplicando a técnica, corrigindo rota e confiando na intuição.
Panorama do delivery no mundo
A China tem o maior mercado de delivery do mundo. Os números impressionam: os chineses fazem 3 bilhões de pedidos online por mês, número 14 vezes maior do que no Brasil (210 milhões de pedidos/mês). A palestra, apresentada por Roberto Gandolfo, presidente de Food Delivery do iFood, abordou o cenário global e apontou as principais tendências de comportamento e tecnologia.