Empreendimentos, como bares e restaurantes, que não regularizarem sua situação fiscal até dezembro podem enfrentar a inaptidão do CNPJ, pagamento de multas e até o fechamento do negócio
A Receita Federal divulgou que mais de 10 milhões de CPFs e CNPJs estão com pendências que precisam ser resolvidas até dezembro. Entre esses contribuintes, mais de 2 milhões de CPFs correm o risco de suspensão, caso as irregularidades não sejam corrigidas.
Além disso, empresas que não regularizarem sua situação fiscal podem enfrentar a declaração de inaptidão do CNPJ, resultando em multas, perda de benefícios e, em casos extremos, no encerramento das atividades.
Como regularizar seu CNPJ?
O primeiro passo é acessar o portal da Receita ou o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), onde é possível consultar irregularidades tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
As pendências mais comuns incluem a falta de envio de declarações obrigatórias, como o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ou a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei).
Ignorar essas obrigações pode resultar em multas pesadas, restrições operacionais e até a suspensão do CNPJ, comprometendo não só a regularidade fiscal do negócio, mas também a continuidade das operações.
Para auxiliar empreendedores, o Sebrae preparou uma série de vídeos que facilitam o preenchimento das declarações obrigatórias. Disponível no YouTube, a playlist aborda temas como "Como preencher a Declaração Anual do MEI", "Como emitir guias DAS atrasadas" e "Cadastro no portal Gov.br".
Manter-se em dia com as obrigações fiscais não só evita problemas com a Receita Federal, mas também abre portas para benefícios importantes.
E para donos de bares e restaurantes, essa regularização pode ser o primeiro passo para garantir um fluxo de caixa saudável, expandir o negócio e conquistar novos clientes, com a segurança de estar cumprindo todas as exigências legais.
*Conteúdo feito com informações da Agência Sebrae