Ex-alunos compartilharam experiências e visões sobre a culinária brasileira, sobre o trabalho em restaurantes, confeitarias e mercado de atacado
No painel "Muito além do chef: ex-Alunos do IESB e Suas Jornadas na Gastronomia", realizado hoje (14), durante o 36º Congresso Abrasel, ex-alunos do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) compartilharam suas experiências e trajetórias profissionais, discutindo os desafios e oportunidades na área da gastronomia.
O painel foi mediado por Ana Paula Jacques, Coordenadora de Cultura e Gastronomia na Embratur, que enfatizou a relevância do turismo gastronômico para promover o Brasil globalmente. “Estamos trabalhando para fortalecer o turismo gastronômico e fazer da gastronomia um diferencial do Brasil. O mundo já conhece a culinária brasileira pela diversidade, temos que valorizar isso”, comentou.
A Duda Patriota, ex-aluna e especialista em confeitaria, destacou a importância de trazer elementos da culinária brasileira para as cozinhas estrangeiras, ressaltando que, apesar das dificuldades, a valorização da qualidade e do sabor dos produtos brasileiros é essencial.
A Luciana Rodrigues, ex-aluna, ressaltou como o IESB abriu portas e criou vínculos fundamentais para sua carreira. Além disso, comentou sobre o modo como a gastronomia tem evoluído. “Tenho observado uma evolução significativa na valorização dos produtos locais e dos pratos típicos brasileiros na alta gastronomia. É um reflexo do crescimento do Brasil no cenário gastronômico global”.
O André Rochadel, ex-aluno, que após oito anos trabalhando em grandes restaurantes de Brasília e do Rio de Janeiro, migrou para o jornalismo e trabalha com mídias sociais. “Estou preocupado com o futuro da gastronomia, em meio a evolução do setor, é preciso lembrar o que é, de fato, comida” enfatizando ao comentar sobre as tendências da gastronomia.
O Diego Badra, ex-aluno, que se especializou em alta gastronomia com menus degustação, ressaltou que, apesar de ser uma carreira lenta, um curso superior pode acelerar o desenvolvimento técnico dos profissionais. “É importante aprender a técnica, que vai além das receitas, e desenvolver um raciocínio mais rápido para lidar com o tempo curto que tem as cozinhas”, comentou.
O Marcelo Petrarca, ex-aluno e proprietário de restaurante a mais de sete anos, que se tornou empreendedor de alimentos em atacado durante a pandemia, destacou os desafios da precificação no setor, onde os clientes frequentemente tentam influenciar os preços, e a afetividade da culinária. “A gastronomia envolve um forte componente afetivo, sempre tem um melhor strogonoff. Eu gosto de trabalhar oferecendo aos clientes uma experiência que conecta o restaurante com a casa de cada um”, disse.
Serviço:
36º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
14 e 15 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Patrocínio: Alelo, Ambev, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Friboi, Heineken, iFood, Philipe Morris Brasil, PicPay, Pluxee, Santander, Seara, Stone, Tectoy e Ticket.
Apoio: IESB, Unecs e Reutiliza-Já.
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes e Correio Braziliense
Mais informações em: congressoabrasel.com.br