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O estudo realizado auxilia fornecedores e empreendedores do setor a entender o comportamento do consumidor

O estudo destaca uma grande popularidade nas bebidas alcoólicas. 47% dos visitantes de bares e restaurantes costumam beber cerveja no mesmo local onde compram. Foto: Midjourney

Quase metade dos brasileiros (48%) visita bares e restaurantes pelo menos uma vez por semana, conforme revelou a Pesquisa de Usuários de On Premise (Opus) da NielsenIQ, empresa dedicada a pesquisas de hábitos e tendências dos consumidores.

Este estudo inaugural no Brasil entrevistou 7.500 consumidores, destacando a importância do consumo no local de compra. A popularidade de empreendimentos como de bares e restaurantes no Brasil é notável, influenciando também o consumo doméstico, já que muitos consumidores compram bebidas para casa após experimentá-las fora.

O estudo sublinha a importância do “on premise”, termo que se refere a estabelecimentos onde os consumidores consomem produtos no local de compra. Empreendimentos como bares, restaurantes, cafeterias, entre outros.

Popularidade nas bebidas

O estudo destaca uma grande popularidade nas bebidas alcoólicas. 47% dos visitantes de bares e restaurantes costumam beber cerveja no mesmo local onde compram, à frente do vinho com 28% e bebidas destiladas com 22%.

Além disso, a caipirinha é o coquetel mais popular entre os frequentadores, mas os drinks clássicos como Gin Tônica, Mojito e Margarita também tem crescido.

Para os empreendedores do setor, é fundamental estar ciente desses dados e seguir as tendências de consumo para atrair mais clientes. Conhecer as preferências dos consumidores, como a popularidade crescente dos drinks clássicos e a predominância da cerveja, permite adaptar o cardápio e oferecer experiências que atendam às expectativas do público.

Hábitos de consumo brasileiros

Empresas globais têm grande interesse em entender esse mercado dinâmico e competitivo, utilizando dados do Opus e do futuro banco de dados Outlet Index da CGA by NIQ para otimizar estratégias de vendas e preencher lacunas de distribuição.

Dessa forma, a pesquisa promete fornecer as ferramentas necessárias para que fornecedores e operadores aumentem engajamento, vendas e satisfação dos clientes, impulsionando assim o crescimento do setor de alimentação e bebidas no Brasil.

Matthew Crompton, vice-presidente das Américas da CGA by NIQ, destaca a vibrante cena de bares e restaurantes no Brasil e o potencial de crescimento. Alfredo Costa, diretor-geral da NIQ no Brasil, reforça a importância de entender o ambiente on premise para antecipar tendências que influenciam outros canais de venda.

Assim, com esses dados, empreendimentos poderão tomar decisões mais informadas, melhorando seu desempenho e aproveitando as oportunidades de crescimento no mercado.

*Conteúdo feito com informações do blog Mercado&Consumo

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