A adoção de IA em chatbots evidencia como o uso dessa tecnologia pode trazer benefícios significativos, como de redução custos operacionais e melhorando a satisfação do cliente
A implementação de Inteligência Artificial (IA) no atendimento ao cliente tem se mostrado uma estratégia relevante para empresas e empreendimentos que buscam reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.
O PagBank, banco digital de serviços financeiros, é um exemplo dessa tendência, combinando IA e chatbots para melhorar o atendimento ao cliente, a empresa observou uma redução de custos em 27% e aumento da satisfação dos consumidores.
Desde 2015, a companhia vem aprimorando suas soluções com IA, integrando a tecnologia em processos como a troca de maquininhas, o que automatiza a abertura de ordens de serviço e diminui significativamente os custos operacionais.
Atendimento humanizado
Além das vantagens tecnológicas, o PagBank mantém um equilíbrio essencial entre a IA e os operadores humanos. A empresa reconhece a importância do atendimento humanizado e investe em diversas frentes para garantir que cada interação seja eficiente e satisfatória.
Inclusão e acessibilidade
Um exemplo notável do compromisso do PagBank com o atendimento humanizado é a Central de Atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Esta iniciativa permite que clientes surdos ou com deficiência auditiva se comuniquem por videochamada em Libras com os atendentes do PagBank, obtendo suporte completo e realizando transações financeiras com autonomia.
A adoção de IA no atendimento ao cliente pelo PagBank demonstra como a tecnologia pode transformar a eficiência operacional e a satisfação do cliente.
Benefícios para bares e restaurantes
Assim como exemplo na empresa PagBank, a implementação de inteligências artificiais pode trazer benefícios para empreendimentos do setor de bares e restaurantes.
A implementação IAs em chatbots, por exemplo, permite um atendimento ao cliente mais rápido e eficiente, especialmente durante horários de pico, respondendo a perguntas frequentes, fornecendo informações sobre o cardápio e fazendo reservas.
Além disso, a automação de processos pode reduzir custos operacionais, liberando funcionários para se concentrarem em tarefas mais complexas e melhorando a gestão de recursos.
Dessa forma, essas inovações oferecem uma oportunidade de melhorar a gestão e o atendimento, potencializando o crescimento e a competitividade no setor.
*Conteúdo feito com informações do Mercado & Consumo