O relatório compila diversos dados que mostram desde o perfil dos restaurantes parceiros a como eles são impactados pela plataforma e seus recursos voltados para impulsionar a operação; ele também aborda a influência do iFood na economia do país
O iFood acaba de lançar um novo material com dados e análises sobre a operação de delivery na plataforma. O documento, intitulado “Relatório para restaurantes 2024”, traz uma análise completa sobre o papel da plataforma no mercado de foodservice, e engloba as diferentes formas como sua atuação potencializa os resultados dos estabelecimentos que fazem parte de seu ecossistema.
Além de definir dados sobre o perfil dos parceiros e sobre o desempenho de cada um dos recursos que o iFood proporciona para potencializar sua operação, como os modelos de inteligência artificial, o documento contempla hábitos de consumo dos usuários, logística do delivery, modelos de entrega e estatísticas.
O material também aborda o impacto socioeconômico, mensurado por meio de uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
A participação da empresa no PIB brasileiro em 2023, segundo a pesquisa, alcançou 0,55%. O valor representa R$ 110,7 bilhões em atividade econômica gerada no país, abrangendo toda a cadeia produtiva da operação de delivery na plataforma.
“A cada R$ 1.000 gastos em restaurantes e estabelecimentos na plataforma, outros R$ 1.390 foram gerados adicionalmente na economia brasileira, considerando a demanda criada para outros setores, tais como como combustível, embalagens e produção rural”, diz um trecho do documento.
Restaurantes que usam ou não usam o iFood: uma comparação
Dos 909 mil postos de trabalho gerados no ecossistema da plataforma, 670 mil estão vinculados diretamente à operação dos restaurantes - os demais se dividem por outros segmentos, como as cadeias de fornecedores e distribuidoras de combustível. Em comparação com os restaurantes que não aderiram ao iFood, o aumento no número de funcionários por estabelecimento foi 6,9% maior.
O aumento de salário médio também foi superior nos restaurantes aderentes, com 4,1% de diferença.
Outro dado apresentado pelo Relatório foi o impacto gerado pelas ferramentas de gestão aos restaurantes parceiros. Dentre os principais resultados, foram identificados:
• 40% de novos clientes no restaurante
• 25% de clientes recuperados
• 30% de incremento em pedidos
Em alinhamento com a nova realidade de mercado em torno da inteligência artificial, o iFood apresentou os efeitos dos seus mais de 150 modelos próprios de IA.
Além de facilitarem processos do cardápio, dentre outras funções, são responsáveis por identificar na plataforma quais os melhores usuários para direcionar cada uma das soluções de marketing e promoções, o que beneficia os resultados dos restaurantes.
Esses dados evidenciam que o iFood cumrpiu um intenso papel na consolidação do delivery como um modelo de negócio duradouro, superando a percepção de que seria um fenômeno passageiro associado à pandemia de COVID-19.