Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 68

O Boletim Focus traz boas perspectivas, com projeções de crescimento do PIB e queda na inflação até o final de 2024, podendo impactar positivamente empreendedores de bares e restaurantes

Esses indicadores favoráveis podem refletir um cenário mais otimista para os empreendedores do setor. Foto: Gerada por Inteligência Artificial/ Midjourney

No cenário econômico atual, as projeções apontam para um ambiente mais favorável aos pequenos negócios, como bares e restaurantes, com perspectivas positivas de queda na inflação e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) até o final de 2024.

Segundo o Boletim Focus, economistas preveem uma expansão de 1,95% no PIB, marcando a nona semana consecutiva de aumento nas estimativas e aproximando-se da avaliação do Ministério da Fazenda, que aponta para um crescimento de 2,2%.

Além do crescimento da produção nacional, o mercado financeiro projeta uma inflação de 3,71% até o último mês do ano, um percentual abaixo das projeções anteriores. Esses indicadores têm gerado expectativas positivas, com reflexos diretos nos pequenos negócios, conforme ressalta o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Para ele, o contexto atual apresenta mais oportunidades, refletindo os esforços do governo para impulsionar a economia, o que beneficia diretamente os empreendimentos de menor porte, responsáveis pela geração de empregos no país.

No entanto, o Boletim Focus também revela um aumento na estimativa para a taxa básica de juros (Selic), passando de 9% para 9,13% ao final deste ano. Essa elevação preocupa os pequenos empreendedores, pois a taxa Selic influencia diretamente os custos de crédito para esses negócios.

Para enfrentar esse desafio e possibilitar um cenário mais favorável de acesso ao crédito, o Sebrae e o governo federal estão empenhados em lançar em breve um programa de crédito assistido. Essa iniciativa busca facilitar o acesso dos pequenos negócios ao crédito, estimulando o crescimento e a consolidação desses empreendimentos no mercado.

Os indicadores financeiros positivos são uma boa notícia para os empreendedores do setor de bares e restaurantes, que podem se beneficiar do ambiente econômico mais favorável, desde que sejam adotadas medidas para conter os efeitos do aumento da taxa de juros e facilitar o acesso ao crédito.

*Conteúdo feito com informações do blog Sebrae

Comentários