Relatório feito pela Nielsen também apresentou a divisão no mercado cervejeiro no país
Terceiro maior consumidor de cerveja do mundo, o Brasil registrou um crescimento nas vendas da bebida no ano de 2023. Um estudo da Nielsen revelou que foi registrado um aumento de 1,1% nas vendas no ano passado se comparado a 2022, o que resultou em 112 milhões de hectolitros vendidos.
No Brasil, existe um amplo domínio de três marcas do mercado cervejeiro mundial: Ambev, Heineken Brasil e Grupo Petrópolis. A pequena parcela restante se divide entre diversas cervejarias de pequeno porte espalhadas pelo país.
De acordo com os dados da Nielsen, no acumulado do ano, a Ambev ficou na liderança, com 59,3% do mercado. A empresa é seguida por Grupo Heineken (24,4%) e Grupo Petrópolis (11,3%). Cada 0,1 ponto percentual do mercado brasileiro de cerveja equivale a cifra de R$140 milhões.
Considerando o período de dezembro/2022 e dezembro/2023, o Grupo Petrópolis foi a única a apresentar um crescimento no mercado cervejeiro. De 11,2% em dezembro de 2022, a cervejaria alcançou 12,1% no fim de 2023. No mesmo período, Ambev caiu de 59,1% para 58% e a Heineken de 24,8% para 24,6%.