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Segmento de Alimentação fora do lar cresceu 21,5% em relação a 2021 e foi impulsionado pelo retorno do movimento aos salões com a manutenção de níveis elevados no delivery

Rede Cacau Show chega ao 1º lugar da lista de maiores redes de franquias por unidades do Brasil pela primeira vez, com variação positiva de mais de 30% no número de operações. Foto: Divulgação

Em 2022, o mercado de franquias brasileiro consolidou sua recuperação e deu sinais de crescimento. É o que mostra o balanço anual do setor realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. O faturamento das redes no País superou, pela primeira vez, os R$ 211 bilhões, passando de R$ 185,068 bilhões em 2021 para R$ 211,488 bilhões em 2022, um crescimento nominal de 14,3%, índice superior aos 12% projetados pela ABF.

Com isso, desde o pico da pandemia, são oito trimestres de crescimento ininterrupto. Frente a 2019, o avanço do franchising foi de 13,2%, cuja receita naquele ano totalizou R$ 186,755 bilhões. Já no quarto trimestre de 2022, cuja comparação se deu com igual período do ano anterior, menos impactado pela pandemia, a alta da receita foi de 12,6%, alcançando R$ 63,800 bilhões. Quando comparado ao quarto trimestre de 2019, o crescimento chega a 16,1%.

Em 2022, o setor registrou ainda expansões expressivas em número de unidades, redes de franquia e empregos diretos, o que corrobora o robusto desempenho do setor no ano.

Entre os principais fatores que contribuíram para este desempenho estão o forte retorno do comércio e atividades presenciais ao longo de todo o período, a recuperação da taxa de emprego, o avanço da digitalização e de outros canais de venda, principalmente o delivery, e os ganhos advindos das lições da pandemia (principalmente em relação à maior eficiência e adaptabilidade).

A emergência de novos modelos de negócio (principalmente virtuais e home based), o crescimento acelerado das microfranquias e marcas de outros mercados aderindo ao franchising são outros aspectos que também contribuíram.

"Em 2022 tivemos um amplo retorno dos contatos presenciais e ao longo de todo o período, inclusive com a retomada de hábitos como viagens e grandes eventos", analisa o presidente da ABF.

"Internamente, mantivemos o aprendizado da pandemia de fortalecer nossa operação em termos de eficiência e gestão, ao mesmo tempo em que continuamos a desenvolver capacidades e canais de venda digitais que mantêm uma participação muito relevante. Com isso, depois de uma curva de recuperação acelerada, voltamos a uma trajetória ascendente”, completa.

Expansão do número de unidades

A pesquisa da ABF registra que houve expansão no número de operações em 2022. O volume total cresceu 7,8% na comparação com o ano anterior, totalizando 184.354 unidades, e de 14,5% frente a 2019. O encerramento de operações ficou em 6,0%.

Quanto aos repasses, o estudo indica que houve uma ligeira redução no ano passado, cujo índice foi de 2,5%, ante 2,8% em 2021. A média de unidades por rede se manteve quase estável (59,3 em 2021 e 59,9 em 2022), mas ainda apresenta uma diferença significativa em relação a 2019, que foi de 55,2.

“Com a melhora do quadro sanitário, assim como já observado em 2021, as redes retomaram seus planos de expansão. Desta forma, já estamos mais de 14% acima dos níveis pré-pandemia, o que evidencia a grande capilaridade do setor, inclusive em polos regionais e mercados para além do eixo Rio-São Paulo”, ressalta o presidente da ABF.

Franquias continuam gerando empregos

Com a retomada da expansão e do crescimento da receita, o ecossistema de franquias gerou novos postos de trabalho. Em relação a 2021, o número de trabalhadores diretos no setor aumentou 12,6% - bem acima da projeção feita pela ABF para o ano passado, de 5%.

O número de pessoas empregadas saltou de 1.411.319 para 1.589.276. Já em relação a 2019, o crescimento foi ainda maior, de 17,0%. Em 2022, em média, cada unidade de franquia empregava diretamente nove trabalhadores.

Todos os segmentos crescem

No balanço de 2022, os 11 segmentos classificados pela Associação Brasileira de Franchising apresentaram crescimento em relação ao ano anterior. A maior variação foi em Hotelaria e Turismo, com alta de 24,5%. Um dos mais atingidos pela pandemia, este segmento apresentou uma recuperação mais forte em 2022, alavancado, dentre outros motivos, pelo retorno das viagens corporativas e grandes eventos.

Em seguida, veio o segmento de Alimentação - Food Service, que cresceu 21,5% e foi impulsionado pelo retorno do movimento aos salões com a manutenção de níveis elevados no delivery. Ainda na casa dos 20%, Saúde, Beleza e Bem-Estar foi o terceiro segmento com maior crescimento, avanço de 21,5%.

O aquecimento de serviços, a recuperação do emprego e a busca por bem-estar impactaram positivamente essas franquias, cujo resultado foi conquistado sob uma base já robusta (o segmento cresceu 10,5% em 2021 e 3,1% em 2020).

Projeções

A Associação Brasileira de Franchising projeta para 2023 um crescimento entre 9,5% e 12% no faturamento, 10% em unidades, 4% em redes e de 10% no número de empregados diretos do setor.

“A nossa curva de crescimento, a expansão da base instalada e os investimentos e ajustes realizados nos últimos anos indicam uma trajetória positiva para o nosso setor, ainda que a pressão de custos, um consumidor com seu comportamento em constante transformação e acesso a crédito dificultado são desafios que permanecem", diz Tom Moreira Leite.

"Nesse sentido, enquanto representante do franchising, a ABF continuará a buscar aprimoramentos no ambiente de negócios, com destaque para a reforma tributária, e linhas de crédito com condições facilitadas para o setor”, conclui.

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