Contar com fornecedores confiáveis é essencial para garantir a disponibilidade de ingredientes
Conseguir melhores preços, obter boas condições de pagamento e reduzir perdas de insumos são práticas fundamentais para controlar os custos operacionais e assegurar a lucratividade do seu restaurante.
Para isso, é preciso fazer uma boa gestão dos fornecedores, mantendo um bom relacionamento e fazendo um bom planejamento das compras. Neste artigo, entenda mais sobre a importância disso para o seu negócio e conheça algumas boas práticas que vão ajudar nas suas negociações. Acompanhe!
A importância de uma boa gestão de fornecedores
A gestão de fornecedores é estratégica para um restaurante, não só porque são eles que fornecem os ingredientes para a produção dos pratos, como também porque a compra desses insumos representa um dos maiores custos do negócio.
Contar com fornecedores confiáveis é importante para garantir a disponibilidade de ingredientes, manter um padrão de qualidade em todos os itens do cardápio e ter alimentos sempre frescos e certificados para evitar problemas de segurança alimentar.
Além disso, um bom relacionamento com seus parceiros também é importante para conseguir preços mais competitivos e melhores condições de pagamento. Dessa forma, é possível reduzir os custos, melhorar a precificação, ter mais lucratividade e manter um bom fluxo de caixa.
A seguir, confira algumas dicas para conseguir negociar melhor com seus fornecedores!
5 boas práticas para negociar melhor com seus fornecedores
A negociação com fornecedores vai muito além do preço. Formas de pagamento, prazos de entrega e qualidade dos produtos também contam muito, pois impactam outros aspectos do seu negócio além dos custos.
Para manter um bom relacionamento com seus fornecedores e fazer uma gestão das compras eficiente, algumas boas práticas recomendadas são:
1. Fichas técnicas
A ficha técnica é uma ferramenta utilizada para padronizar o preparo, determinar a quantidade exata de cada ingrediente utilizado e calcular os custos de um prato. Logo, ela ajuda a saber quais são os insumos necessários, em quais quantidades e qual o impacto do preço desse insumo nos custos de produção.
Com esses dados em mãos, os gestores podem fazer um melhor planejamento das compras, definir metas de custo para os pratos e negociar melhor com os fornecedores.
2. Controle de estoque
O controle de estoque automatizado permite que o restaurante monitore a entrada e saída de insumos de forma precisa, identificando com facilidade quando é necessário repor ingredientes ou produtos. Isso evita compras emergenciais, que geralmente possuem um custo mais alto.
Um bom sistema de gestão de estoque ajuda a prever o consumo dos insumos com base nos dados históricos do seu restaurante. Assim, você pode fazer um melhor planejamento de compras, realizando pedidos com mais antecedência e, em alguns casos, em maiores quantidades. Assim, consegue negociar e obter preços mais vantajosos.
3. Previsibilidade de demanda
A previsibilidade de demanda é um dos fatores mais importantes para o planejamento de compras e negociação com fornecedores. Isso porque, ao entender quais produtos têm maior saída em cada período, o restaurante pode planejar melhor suas compras, evitando estoques excessivos e desperdícios.
Com uma demanda prevista, o gestor pode negociar compras em maior volume ou fazer acordos de fornecimento programado, obtendo descontos e melhores condições de pagamento.
Além de otimizar os pedidos, a previsibilidade de demanda também contribui para que o restaurante mantenha um nível de atendimento adequado em diferentes sazonalidades e evita rupturas de estoque em momentos de alta procura.
4. Dados confiáveis
Trabalhar com dados confiáveis, como histórico de vendas e consumo de insumos, oferece uma visão realista sobre as necessidades do restaurante e possibilita negociações mais assertivas.
Esses dados permitem que você entenda quais os produtos mais utilizados, identifique sazonalidades e calcule quantidades médias de consumo. Essas informações ajudam a fortalecer a argumentação nas negociações com fornecedores, buscando acordos que beneficiem ambas as partes.
Por fim, ter dados confiáveis também permite o planejamento de estratégias para aproveitar promoções e comprar insumos com preços mais baixos em períodos de menor demanda.
5. Cardápio otimizado
Um cardápio otimizado - que aproveita estrategicamente os insumos, com foco em pratos populares e de alta margem - diminui a necessidade de insumos variados e simplifica a negociação com fornecedores.
Como você compra menos variedade e maior quantidade, é mais fácil obter ofertas melhores e otimizar as margens de lucro dos pratos. Além disso, com um cardápio mais enxuto e otimizado, a gestão de estoque fica mais simples, ajudando na redução de desperdícios e na maximização da lucratividade.
Tenha mais segurança nas suas negociações
Ao aplicar essas boas práticas, você entenderá melhor quais as necessidades do seu restaurante, calculando e prevendo a demanda de insumos com maior precisão.
Isso permite fazer um planejamento das compras mais eficiente e a ir bem preparado para negociar os preços e outras condições com seus fornecedores. Você poderá analisar as ofertas com mais segurança, entendendo como elas podem impactar a qualidade e lucratividade do seu negócio, e tomar melhores decisões.
Dessa forma, seu restaurante consegue obter preços mais competitivos e alcançar margens de lucro maiores, que possibilitam fazer investimentos para seu negócio crescer.
*Conteúdo feito com informações do blog da EPOC.