Serviço visa padronizar e integrar a entrega de refeições, facilitando as operações logísticas das plataformas de delivery
Projeto idealizado e coordenado pela Abrasel, o Open Delivery visa padronizar e integrar a entrega de refeições no Brasil, oferecendo interfaces padronizadas gratuitas que permitem uma comunicação eficiente entre sistemas de gestão de bares e restaurantes e plataformas de delivery.
O conceito surgiu da necessidade de criar um padrão para a entrega de refeições no país, diante da fragmentação do mercado causada pela diversidade de aplicativos de delivery.
O projeto, lançado em janeiro de 2021, e funcionando através de uma API (Application Programming Interface), o Open Delivery permitirá que os restaurantes se cadastrem no projeto e recebam pedidos de qualquer aplicativo ou site integrado a ele.
Alguns benefícios para bares e restaurantes:
1. Mais visibilidade: a plataforma promete facilitar a presença dos bares e restaurantes nos serviços de busca online, aumentando sua visibilidade para os clientes. Isso permite uma melhor administração da presença digital e a implementação de estratégias multicanal.
2. Gestão eficiente: com menos esforço para controlar informações em diversos canais, a gestão do restaurante se tornará mais eficiente. Facilitando o controle de promoções, alterações no cardápio e logística de entrega, proporcionando agilidade e facilidade na implementação de mudanças.
3. Logística mais fácil: o serviço também visa facilitar as operações de entrega, conectando os restaurantes diretamente com empresas de logística de todos os portes. Visando resolver problemas de concentração de mercado e permitir entregas mais rápidas e eficientes.
4. Taxas menores: com a entrada de novos concorrentes, espera-se uma redução nas taxas cobradas pelas plataformas de delivery, proporcionando mais liberdade de escolha aos restaurantes e consumidores. Além disso, o ambiente de inovação gerado pelo Open Delivery promete benefícios a longo prazo para todos os envolvidos.
5. Mercado disputado: a concentração de mercado entre os aplicativos de entrega tem gerado disputas e ações judiciais. O caso entre Rappi e iFood, por exemplo, evidencia a preocupação com práticas que possam dificultar a concorrência. A Abrasel pretende intervir no processo em defesa da simplificação do empreendedorismo e do livre mercado, com regras transparentes e justas para todos os envolvidos.
O Open Delivery simplifica a integração do sistema, permitindo receber pedidos diretamente dos canais de atendimento do estabelecimento ou de plataformas de terceiros, além de possibilitar o recebimento de diversos tipos de pagamento, incluindo dinheiro, cartão de débito ou crédito, e meios eletrônicos.
Além disso, também oferece o gerenciamento completo do processo de delivery, seja com estrutura própria de entregas ou por integração homologada com diversas plataformas de mercado.
*Conteúdo feito com informações do blog Mercado&Consumo