O cardápio é o primeiro contato dele com o seu serviço e é por meio dele que o cliente decide se o produto oferecido merece a sua atenção ou não
O maior desafio de qualquer operador do setor de alimentação, independentemente do tamanho do negócio, é tornar seus produtos atrativos aos olhos dos consumidores e garantir que eles gerem lucro. O primeiro passo para alcançar esses objetivos é analisar o cardápio de restaurantes e redes de forma crítica.
Por meio de metodologias e dados, é possível obter uma visão abrangente da oferta e entender o papel de cada produto, além de criar novas alternativas para atender às necessidades dos consumidores e despertar seu interesse. Afinal, o cardápio é o primeiro ponto de contato do cliente com o serviço, e é através dele que o cliente decide se o produto merece sua atenção ou não.
O conhecimento especializado é uma das melhores maneiras de identificar fraquezas e oportunidades na oferta e construir estrategicamente um menu de sucesso. Com as metodologias adequadas e uma análise minuciosa do mercado, concorrência, consumidores e do próprio negócio, é possível desenvolver um cardápio funcional para restaurantes e redes. Mas como saber se as fraquezas do seu negócio estão relacionadas ao menu?
Para identificar oportunidades de melhoria em um cardápio de restaurante ou rede, existem alguns indicadores comuns no dia a dia do estabelecimento consolidado, tais como: baixo desempenho nas vendas, resultados abaixo das expectativas, filas nos concorrentes, mas não no próprio estabelecimento, e dificuldade em decidir qual produto lançar. Se você se identifica com alguma dessas situações, é hora de olhar seu cardápio de forma diferente.
Para garantir uma oferta contemporânea e relevante que impulsione um negócio lucrativo, geralmente são considerados três pilares na gestão estratégica do cardápio. Isso envolve equilibrar produtos atuais com novas ofertas, de forma sincronizada, para que um produto impulsione o outro. Conheça os pilares para criar um cardápio de sucesso.
• Alinhamento com a estratégia do negócio. Nesse momento, é importante discutir e refletir sobre a estratégia geral da empresa e os aspectos que influenciam a gestão do cardápio. Isso envolve compreender o posicionamento do restaurante ou rede em relação ao mercado, concorrência e público-alvo.
Por meio de diagnósticos da empresa, análise da dinâmica competitiva do mercado e benchmarks dos concorrentes, o operador terá todas as informações necessárias para tomar decisões.
• Entender as necessidades dos consumidores. É fundamental realizar uma observação empática dos clientes para compreender suas preferências e interesses. Durante uma consultoria, é comum realizar visitas de campo, pesquisas quantitativas e qualitativas.
Essas atividades geram insights sobre os motivadores de consumo e também servem para validar ideias com os próprios clientes ou até mesmo com consumidores dos concorrentes.
• Analisar a atratividade e lucratividade dos produtos de forma numérica. Durante a consultoria de gestão estratégica do cardápio, é construída uma matriz de atratividade e lucratividade com dados reais.
Isso permite entender quanto cada produto contribui para o resultado financeiro (margem de contribuição) e qual é o seu potencial de venda. Com base nesses resultados, diferentes ações são definidas dependendo do quadrante em que cada produto se encontra.
Com um olhar crítico e a aplicação de metodologias adequadas, é possível identificar fraquezas e oportunidades, alinhar o cardápio à estratégia do negócio, entender as necessidades dos consumidores e analisar a atratividade e lucratividade dos produtos. Dessa forma, é possível construir um cardápio funcional e bem-sucedido, impulsionando o crescimento do negócio.
*Com informações de Galunion.
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