Diretora de engenharia global da empresa explica como estabelecimentos do setor podem ter mais visibilidade na plataforma. Acordo com a Abrasel vai enriquecer dados de 100 mil bares e restaurantes até o fim de 2024
A presença online é cada vez mais um aspecto vital de todos os negócios. E a principal plataforma para o consumidor que busca um restaurante hoje é o Google. Estar bem ranqueado e bem avaliado na plataforma de buscas (assim como no app Google Maps) é meio caminho andado para vencer a concorrência.
Para ajudar os bares e restaurantes do Brasil a ter mais visibilidade, o Google fechou recentemente um acordo com a Abrasel, visando qualificar os dados de 100 mil estabelecimentos - para que todos tenham endereço, telefone, contatos e cardápio digital atualizados.
Na entrevista a seguir, Julie Farago diretora de engenharia do Google (baseada em Massachusetts, nos Estados Unidos) explica como conseguir uma presença digital robusta e, assim, obter melhores resultados.
Durante a Semana de Alimentação Fora do Lar, Célio Sales, membro do Conselheiro de Administração da Abrasel, conversou com Julie Farago, diretora de engenharia do Google. Na entrevista, ela deu detalhes sobre como a parceria irá impulsionar os resultados de bares e restaurantes.
Célio Sales: O que donos de bares e restaurantes podem esperar da parceria entre Abrasel e Google em termos de visibilidade para seus negócios no buscador?
Julie Farago: Primeiramente, é uma alegria estabelecer essa parceria com a Abrasel.
Estamos empolgados para ajudar bares e restaurantes a converter seus dados, como horário de funcionamento, informações de contato e redes sociais, cardápios e localização; em resultados. Tudo isso ajuda os restaurantes a se destacarem e a atrairem mais clientes pelo Google.
Quando as pessoas entram no nosso buscador ou no Google Mapas para encontrar um restaurante, elas podem encontrar todos os dados de que precisam para tomar uma decisão.
A segunda parte da parceria com a Abrasel envolve o treinamento de empreendedores de bares e restaurantes para que otimizem seu Perfil da Empresa no Google e possam alcançar o maior número de pessoas possível, para que elas descubram e escolham ir ao restaurante.
No Brasil, os donos de restaurantes ainda desconhecem os benefícios de se manterem atualizados no Google. O que você recomenda que os estabelecimentos priorizem ao usar o Perfil do Google?
Milhões de pessoas usam o Google no Brasil todos os dias, seja a pesquisa ou os Mapas, para buscar bares e restaurantes e comer fora ou fazer pedidos. Eles buscam por quatro elementos principais: o cardápio, fotos, avaliações do público e executar ações.
84% das pessoas que estão decidindo em qual restaurante ir tomam a decisão ao ver o menu, e as fotos são importantes para que o cliente possa entender a atmosfera do lugar.
Porém, as pessoas querem saber não apenas o que é factual sobre o lugar, mas também o que os clientes estão dizendo a respeito dele. Do que gostaram, do que não gostaram, se é bom para grupos ou para jantares mais íntimos. E é possível descobrir isso pelas avaliações.
Além disso, mais da metade dos usuários que buscam bares e restaurantes no Google querem realizar alguma ação, seja pedir comida (para buscar no local ou receber por delivery) ou sair e comer fora. Eles estão muito orientados à ação quando entram no Google.
Minhas recomendações são que os donos de restaurante se certifiquem de que esses dados estejam atualizados (localização, horários, menu), peçam aos clientes para deixarem avaliações no Google e compartilhem fotos atualizadas, acompanhando mudanças nos pratos e no espaço.
É importante também ampliar as possibilidades para que o cliente execute ações. No Perfil da Empresa no Google, você pode adicionar links para opções de delivery, próprio ou por empresas como iFood e Rappi, colocar uma lista de espera e habilitar a realização de reservas.
O comportamento do consumidor tem mudado em todo o mundo. Como os empresários podem se manter em dia com essas mudanças para aproveitar melhor as oportunidades oferecidas pelos mecanismos de busca?
Estamos trabalhando em algumas inciativas para apoiar neste sentido. Temos a plataforma de cursos do Google, Grow With Google Courses, e por meio da parceria com a Abrasel iremos oferecer treinamentos e gerar oportunidades educativas, tanto online quanto presenciais, para maximizar o valor do Perfil da Empresa.
Nele, é possível localizar a opção de “aprender mais” e descobrir dicas, que incluem receber recomendações personalizadas para movimentar ainda mais o negócio, informações de lançamento de novas funcionalidades e atualizações gerais para se manter em dia.
Quais são as tendências e mudanças emergentes em relação à presença digital nos restaurantes? O que podemos esperar sobre o desenvolvimento de produtos do Google?
Todos estão falando sobre a inteligência artificial e como ela é transformadora. Quando o Google pensa em IA, queremos ser ousados, mas também responsáveis em nossa aplicação. Estamos especialmente empolgados para usá-la e facilitar a vida de empreendedores.
Se eu abro um restaurante no Brasil, vou servir comida com ingredientes cultivados localmente e pretendo atualizar o cardápio toda semana, é preciso muito trabalho para fazer o restaurante funcionar. Eu não teria as horas de disponibilidade para fazer a atualização dos pratos e fotos semanalmente.
Queremos facilitar esse processo usando inteligência artificial. Agora, estamos usando a IA para que o empreendedor possa tirar uma foto do cardápio que ele já escreveu e o Google automaticamente gere os itens específicos do menu, com descrições e preços, para simplificar esse processo. Dessa forma, o que antes levaria horas, agora poderá ser feito em menos de um minuto.
*Texto adaptado da edição 158 da revista Bares&Restaurantes