Pesquisas recentes revelam mudanças nas tendências de consumo no segmento de entregas via aplicativos
Por Brener Mouroli
Nos últimos anos, o setor de delivery experimentou um crescimento expressivo, impulsionado pela conveniência e mudança nos hábitos de consumo.
Um exemplo disso são os dados apresentados por um relatório divulgado pelo iFood no mês passado. O levantamento indicou que o jantar continua o horário de maior demanda dentro do aplicativo. Porém, há um crescimento significativo no volume de pedidos em outros horários: os pedidos no período do café da manhã tiveram um aumento de 30,7% entre o segundo semestre de 2023 e o segundo semestre de 2024.
Além do aumento do consumo durante o café da manhã, o relatório mostra um aumento de quase 25% no número de pedidos durante a madrugada (entre 00h e 7h). Porém, apesar do aumento, o relatório detalha que os períodos de café da manhã, lanche da tarde e madrugada ainda são pouco representativos em termos de volume.
Já em relação aos estabelecimentos nestes horários, a pesquisa aponta que no período do café da manhã (entre as 7h e as 11h), apenas 19% dos restaurantes parceiros operaram nesse horário; em relação ao número de parceiros disponíveis durante a madrugada, a plataforma relata que apenas 7% estão abertos.
Delivery segue como um dos principais canais de consumo
Já em relação às formas do público de comprar comida, o delivery segue como uma das principais opções. Uma pesquisa realizada pela Abrasel, em parceria com o Sebrae, e divulgada no ano passado, indicou que 76% dos consumidores pedem delivery ao menos uma vez por mês, reforçando o destaque que essa modalidade tem no hábito de consumo dos brasileiros.
Além disso, o estudo detalha que 66,5% dos consumidores fazem o uso de múltiplos canais de compra. Ou seja, além de optarem pela modalidade de entrega, os clientes ainda frequentam estabelecimentos físicos ou fazem pedidos para retirada no local usando plataformas de delivery.
Outro dado interessante trazido pela pesquisa da Abrasel e Sebrae é o fato da experiência do consumidor não terminar no pedido, mas continuar também na entrega: segundo o levantamento da Associação, a maioria dos consumidores espera embalagens seguras e sustentáveis, com 86,5% dos entrevistados considerando este como fator decisivo.
Além disso, itens como etiquetas informativas e embalagens que garantam a integridade dos alimentos durante o transporte são aspectos fundamentais para uma boa experiência de delivery.
A sustentabilidade também está em alta, com consumidores cada vez mais atentos às práticas ambientais dos restaurantes.
Embalagens ecológicas e processos sustentáveis são, portanto, diferenciais competitivos que podem atrair um público mais consciente.
Promoções e fidelização como estratégia de retenção
Outro destaque do estudo do iFood é o impacto positivo de promoções e cupons de desconto na decisão de compra dos consumidores.
O relatório indica que 86% dos usuários utilizam cupons regularmente, o que sugere que campanhas promocionais e programas de fidelidade podem ser ferramentas poderosas para aumentar a frequência de pedidos e a retenção de clientes.
Além disso, o levantamento ainda aponta que, devido à oferta de cupons de descontos no delivery ou para retirar, 73% dos consumidores conheceram novas marcas por meio da plataforma.
Já a pesquisa da Abrasel complementa essa visão ao mostrar que preço acessível é o quinto critério mais importante para a escolha de um restaurante.
Datas comemorativas e sazonalidade
Uma das grandes oportunidades destacadas pelo relatório do iFood são as datas comemorativas, que trazem picos de pedidos significativos.
Conforme os dados levantados pela plataforma, durante feriados e datas comemorativas, o volume de pedidos já chegou a um aumento de 68%, o que é descrito pelo relatório como “uma oportunidade estratégica para restaurantes parceiros investirem em ações promocionais e impulsionarem ainda mais suas vendas”.
Além disso, períodos como Black Friday e outras promoções sazonais também se mostram altamente promissores, com 76% dos consumidores afirmando que pretendem pedir delivery durante essas datas; desse total, 97% possuíam como propósito pedir algum produto alimentício.
As mudanças no comportamento do consumidor, somadas às oportunidades de mercado identificadas, mostram que há um caminho claro para aqueles que souberem aproveitar as tendências, mantendo um foco constante na experiência do cliente e na inovação.