Ele é capaz de reduzir custos, integrar o trabalho em equipe, evitar desperdícios e nivelar a comunicação para melhores resultados
O planejamento integrado é fundamental para uma gestão empresarial eficiente. Ele é capaz de ajudar a reduzir custos, integrar o trabalho em equipe, evitar desperdício de tempo e de recursos, acompanhar o andamento de projetos e nivelar a comunicação para melhores resultados.
Dados apontam inclusive que a falta de planejamento é o segundo motivo para o fechamento de empresas. Assim, adotar um programa com planner online grátis, por exemplo, pode trazer benefícios como a integração da equipe, a redução de desperdícios e o acompanhamento de projetos.
De acordo com o painel Mapa de Empresas, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), mais de 2,7 milhões de novos negócios foram criados até agosto de 2023.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contudo, mostram que quase metade (48%) dos novos empreendimentos fecham as portas dentro de três anos. O alto imposto é o primeiro motivo para o encerramento das atividades, mas, em seguida, aparece o problema da falta de uma gestão eficiente.
Por um lado, o cenário é promissor, já que, segundo o Mapa de Empresas, para abrir um CNPJ no Brasil é preciso um dia e cinco horas, em média. Por outro lado, a taxa de mortalidade empresarial é elevada devido à carga tributária, e, também, com 25% dos empreendedores afirmando que a ineficiência na gestão é uma causa direta para o fechamento dos negócios.
Conforme portais especializados em gestão empresarial, um dos maiores desafios que os gerentes enfrentam é garantir que todas as entregas dos projetos da companhia sejam realizadas pelos profissionais mais qualificados da área, sem perder a visão geral do projeto.
Implementar um planejamento ou uma gestão integrada, nesse sentido, é uma das opções mais favoráveis para alcançar resultados positivos. A gestão integrada consiste em centralizar e estabelecer processos-padrão para alinhar todas as metas e setores de uma organização em um único lugar.
Os especialistas alertam que isso não significa que os líderes dos setores passam a não mais gerenciar as atividades das quais são responsáveis. O intuito é reunir informações de todas as áreas de uma empresa, para que seja possível cruzar os dados e obter uma visão mais ampla e completa do status dos projetos em andamento.
Integrar processos melhora comunicação, evita retrabalho e reduz custos
Não é incomum que as áreas de uma companhia atuem de maneira isolada, uma vez que as tarefas de cada uma são diferentes. Nesse sentido, no dia a dia corporativo, cada setor pode acabar executando seus próprios processos e pensar em soluções e melhorias para a atividade pontual, sem levar em consideração estratégias para o negócio como um todo.
Segundo informações publicadas em revistas como Harvard Business Review, MIT Sloan Management Review e Journal of Operations Management, o planejamento integrado permite que todos os profissionais passem a ficar por dentro do status geral dos projetos e possam agir de maneira mais estratégica em prol da organização.
A melhora considerável na comunicação entre as equipes, portanto, é uma das principais importâncias dessa integração.
Como fica mais fácil identificar gargalos, é possível corrigir os erros e deixar o fluxo de trabalho mais coerente. A implementação dessas mudanças favorece o aumento da produtividade como consequência da centralização de informações.
Se todos os membros dos times têm consciência do que precisa ser feito, as atividades são executadas de forma mais assertiva, o que evita retrabalhos e duplicidade de ações.
Além disso, ao gerenciar tudo em um lugar e poder contar com uma visão detalhada do cronograma, é possível garantir o cumprimento de prazos ou prever atrasos que não prejudiquem a entrega final. A redução de custos, a partir de toda essa dinâmica integrada, é apontada também como um benefício natural desse tipo de gestão.
Padronização, automação e vendas otimizadas elevam eficiência empresarial
Trabalhos executados de maneira desordenada demandam mais tempo e aumentam as chances de erro. Por isso, de acordo com a Associação Brasileira de Automação (GS1), a padronização e a automação permitem que a empresa faça suas atividades em condições mais favoráveis, aumentando a produtividade e diminuindo o tempo de aprendizagem de novos colaboradores e gerentes.
Além disso, a GS1 enfatiza que o planejamento é fundamental antes de dar início à implementação dessas ferramentas. Assim, para centralizar todos os dados de processos em um único lugar, é preciso contar com um sistema preparado. O sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP), por exemplo, tem funcionalidades importantes para o negócio, como a automatização e a padronização das operações.
Dessa forma, é possível ter a segurança de que as tecnologias implementadas irão atuar de forma integrada. Um sistema ERP bem-sucedido promove a redução do estoque, por exemplo.
Essa medida é um diferencial competitivo porque produtos parados em inventário representam custos de transporte, manuseamento, armazenagem, além de causar prejuízo por danos e eventuais perdas da validade de alguns itens.