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Com o objetivo de aumentar o fluxo de turismo no Brasil, planejamento pode impactar o setor de alimentação fora do lar com um crescimento de demanda

Cidades turísticas têm a oportunidade de movimentar sua economia e setor de bares e restaruantes tem mais possibilidades para prosperar. Foto: Midjourney

Anunciado em agosto, o Plano Nacional de Turismo é uma medida lançada pelo governo para fomentar o número de viajantes nacionais e internacionais em território brasileiro. O projeto tem como um de seus principais objetivos aumentar a receita captada pelo turismo – uma oportunidade para bares e restaurantes crescerem junto à demanda.

As estratégias definidas no projeto se estendem com foco no período de 2024 a 2027 e são resultado de uma projeção baseada em dados da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), que mostram o potencial do país de aumentar a média anual de visitantes estrangeiros de seis para oito milhões.

Em uma live promovida pelos jornais O Globo e Valor Econômico e pela rádio CBN, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que o Brasil deve bater o recorde

Além disso, o plano também visa alcançar um total de 150 milhões de viagens de brasileiros dentro do país e ampliar o número de municípios que fazem parte do Mapa de Turismo Brasileiro. Todas essas medidas criam oportunidades para que os bares e restaurantes possam aproveitar o fluxo de turistas para captar clientes.

É um momento para que os negócios de alimentação fora do lar procurem compreender melhor este movimento de mercado e se preparem para receber um público maior. Iniciativas voltadas para marketing digital, treinamento de equipe e inovações no cardápio podem tornar o estabelecimento mais atrativo e competitivo nesse cenário.

Max Fonseca, gestor do restaurante Cunhaú Show, na Barra de Cunhaú (RN), analisa que o incremento do turismo é extremamente importante, especialmente em cidades onde ele tem uma grande influência na economia local.

“Há uma cadeia de 42 setores da economia que são impactados também diretamente pela presença do turismo. Nós temos exemplos clássicos no mundo inteiro de destinos que se desenvolveram calcados no turismo. É bom porque é um dinheiro novo, que não estava circulando naquela localidade e passa a circular, então o incremento sempre é bem-vindo, sempre é aplaudido”.

O gerente corporativo do Grupo Geppos, Thiago Rousseau, concorda que o aumento do fluxo de turistas traz um impacto importante para as operações que reflete positivamente na experiência dos clientes. “Com mais visitantes, os estabelecimentos podem diversificar seus pratos, atraindo diferentes paladares e aumentando a visibilidade” conta.

Ele afirma que, tanto para o Cabaña Del Primo, de parrilla argentina, quanto para o Geppos Italiano, há um aumento na clientela e uma potencialização das vendas. Ambos os restaurantes membros do grupo se localizam em Fortaleza (CE), cidade fortemente turística.

“E os clientes ganham com a profissionalização do setor. A necessidade de entregar boas experiências faz os restaurantes buscarem excelência no atendimento, isso engrandece todo o setor gastronômico”, explica.

O público pode aproveitar essas ações para garantir experiências diferenciadas. Com os bares e restaurantes qualificando seu atendimento, os clientes passam a usufruir dessas melhorias e ainda podem apreciar novas opções de pratos em estabelecimentos que se preparam para diversificar o menu.

Gastronomia em foco

Um dos vieses de atenção do Plano Nacional de Turismo, é exatamente o fortalecimento do turismo gastronômico. Um fator que impulsiona ainda mais essa tendência é a popularidade do Guia Michelin, uma curadoria realizada por críticos especializados que indicam quais restaurantes merecem a atenção do público.

De uma a três estrelas Michelin, o guia indica, respectivamente, estabelecimentos que vale a pena conhecer, que merecem um desvio na rota de uma viagem e aqueles que podem levar a um roteiro próprio, apenas para serem apreciados pelo público.

Para os brasileiros que passam a visitar outras regiões em busca de novas experiências, explorar sabores que tenham esse “selo” pode ser uma boa opção. O status que acompanha as estrelas Michelin é baseado na alta qualidade da experiência oferecida pelo restaurante, evidente até mesmo nos detalhes.

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