Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, 7 em cada 10 pequenos negócios brasileiros têm perfis nas redes sociais
Em um mundo cada vez mais conectado, onde o paladar digital dos consumidores se aguça a cada clique, as redes sociais se tornaram um ingrediente essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.
No setor de bares e restaurantes, a tendência do uso das redes tem demonstrado um crescimento. 7 em cada 10 negócios brasileiros já entendem a importância de marcar presença online, de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae em dezembro de 2023, Transformação Digital nos Pequenos Negócios.
A conquista dos clientes com fotos e vídeos de pratos e bebidas, pode ajudar a aguçar a curiosidade e convidá-los a uma experiência gastronômica. Já o Facebook, com seus 41% de presença, seguindo encontramos o LinkedIn (6%), TikTok (3%), YouTube e Twitter (ambos com 2%) e Kwai (1%), cada um com seus temperos e atrativos únicos.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca sua percepção sobre o uso das redes;
“O mundo hoje é digital. Esta percepção vem acompanhada da mudança em curso no Capitalismo, que abandona a Revolução Industrial, o modelo fordista, onde poucos enriquecem à custa de muitos, e pulveriza os meios de produção. Por isso, a presença digital se tornou essencial para as empresas de todos os portes e segmentos, principalmente os pequenos negócios”, comenta Décio.
As redes sociais para bares e restaurantes vão além de simples vitrines virtuais, podendo se transformam em verdadeiras oportunidades para:
Divulgar cardápios e promoções: usar fotos e vídeos dos pratos e bebidas, acompanhados de descrições criativas e preços convidativos, é uma forma de atrair e conquistar os clientes.
Interagir com o público: responder comentários, mensagens e avaliações com agilidade e demonstrar atenção e cuidado com os clientes, é uma forma de construir um relacionamento mais próximo.
Realizar anúncios direcionados: campanhas pagas nas redes sociais funcionam como tempero especial no cardápio, permitindo alcançar um público específico com ofertas irresistíveis e impulsionando as vendas.
Investir no uso estratégico das redes sociais é não apenas uma questão de acompanhar as tendências, mas sim de garantir um lugar de destaque e conquistar os consumidores que estão cada vez mais conectados.
*Conteúdo feito com informações do blog Sebrae