O valor disponibilizado visa acelerar a recuperação econômica do Rio Grande do Sul, onde cerca de 35% dos pequenos negócios ainda estão inoperantes devido à tragédia
Durante a Expointer, realizada em Esteio, o Sebrae fez um anúncio histórico: R$1 bilhão em garantias de crédito para micro e pequenos empreendedores do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes de maio.
A medida, que representa a maior carteira de crédito já destinada ao setor no estado, foi apresentada pelo presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, ao lado dos ministros Paulo Pimenta, da Reconstrução do RS, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário.
Apoio para a recuperação econômica
O aporte, realizado no Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), busca acelerar a recuperação econômica do estado, especialmente para empreendedores urbanos e rurais que tiveram seus negócios comprometidos pelas enchentes.
Com 100% de aval do Sebrae, o crédito já está disponível em instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Cresol e Sicoob, facilitando o acesso ao recurso para aqueles que muitas vezes enfrentam dificuldades na obtenção de garantias.
Impacto e monitoramento
O apoio ao setor produtivo gaúcho é uma das áreas monitoradas pelo Painel da Reconstrução, uma ferramenta desenvolvida pelo Grupo RBS para acompanhar as ações de recuperação econômica do estado.
Atualmente, cerca de 35% dos pequenos negócios no Rio Grande do Sul ainda estão fora de operação devido aos danos causados pela enchente de maio, um cenário que o Sebrae busca mudar com essa iniciativa.
*Conteúdo feito com informações da Agência Sebrae