Tendência foi apresentada por Márcio Silmar, gerente nacional da Bueno Wines, durante o 36º Congresso Abrasel
O mercado de vinhos no Brasil está em plena ascensão, e essa tendência foi o foco do painel "O crescimento do consumo de vinhos brasileiros e como isso impacta em seu negócio", apresentado por Márcio Silmar, gerente nacional da Bueno Wines, no 36º Congresso Abrasel. Márcio discutiu o crescimento desse mercado e a importância de criar experiências encantadoras para os clientes.
Segundo ele, "vinhos são um aprendizado constante", considerando a vasta diversidade de uvas disponíveis. "Existem 10 mil tipos de uvas, mil são comercializáveis. Ninguém consegue citar nem 200 uvas", afirmou, destacando a complexidade do setor.
Márcio ressaltou o ritmo acelerado do mercado de vinhos no Brasil e como o ambiente do vinho agrega prestígio. "O vinho é um negócio que cresce a passos largos no Brasil. O ambiente do vinho traz um glamour. Quem você convida para tomar um vinho, se sente prestigiado."
Um exemplo claro desse crescimento é o estado do Rio de Janeiro. "Oito anos atrás, o estado do Rio de Janeiro tinha uma vinícola. Hoje, entre projetos prontos e em funcionamento, tem 35 vinícolas", revelou Márcio, mostrando o desenvolvimento expressivo do setor em regiões antes pouco associadas à produção de vinhos.
Além disso, ele destacou a busca por experiências que encantem os clientes no mundo dos vinhos. "O que se busca no mundo dos vinhos hoje é trazer uma experiência que encante o seu cliente", disse ele, reforçando que o vinho deve ser visto como parte de uma experiência mais ampla e sofisticada.
Márcio concluiu enfatizando a importância de investir em treinamento para os colaboradores dos restaurantes, para que o conhecimento sobre vinhos seja amplamente compartilhado com os clientes.
"É importante treinar todos os colaboradores do restaurante para que o conhecimento sobre vinhos seja compartilhado com os clientes", finalizou, indicando que a educação é uma ferramenta vital para o sucesso no segmento de vinhos.
O painel destacou que o crescimento do consumo de vinhos brasileiros oferece grandes oportunidades para bares e restaurantes, desde que esses estabelecimentos se concentrem em criar experiências memoráveis e invistam na formação de suas equipes.
Serviço:
36º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
14 e 15 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Patrocínio: Alelo, Ambev, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Friboi, Heineken, iFood, Philipe Morris Brasil, PicPay, Pluxee, Santander, Seara, Stone, Tectoy e Ticket.
Apoio: IESB, Unecs e Reutiliza-Já.
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes e Correio Braziliense
Mais informações em: congressoabrasel.com.br/